Acessibilidade
Curso aborda Atendimento Educacional Especializado para PCD
ULBRA inova com curso de Tecnologia Assistiva
Promover a vida independente e a inclusão social de pessoas com deficiência é o objetivo da tecnologia assistiva. A moderna designação se refere a todo o tipo de recurso ou serviço que proporciona ou amplia as habilidades funcionais de pessoas com deficiência. Uma parceria entre a Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA) e a Assistiva Tecnologia e Educação LTDA permitiu a certificação conjunta de duas turmas em cursos de extensão, online (EAD), a partir do segundo semestre de 2014. No final de janeiro, mais uma turma terá concluído o curso de extensão, que é ministrado pela Assistiva.
Para o primeiro semestre de 2015 serão disponibilizadas 64 vagas gratuitas a professores de todas as unidades de ensino mantidas pela AELBRA, para o curso de Atendimento Educacional Especializado. O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. O acordo de cooperação entre as entidades prevê desconto de 10% para os demais alunos, professores e funcionários que não forem beneficiados com a oferta de vaga gratuita.
A ULBRA é pioneira no que se refere a acessibilidade para pessoas com deficiência. Foi a primeira universidade do Brasil a oferecer intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas aulas, muito antes da obrigatoriedade trazida pela legislação.
Também mantém um Programa Permanente de Acessibilidade. "A Universidade sempre trabalhou por uma política interna na defesa dos interesses das pessoas com deficiência. O resultado do curso possibilitará benefícios às pessoas com deficiência, sejam elas alunos, colaboradores ou professores da Instituição", explica o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker.
A tecnologia assistiva no Brasil sempre esteve ligada a área da Saúde, por profissionais interdisciplinares. A partir de 2008, com a implementação da Política de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, passou a ter um enfoque muito importante no setor da educação, já que a legislação garante o atendimento educacional especializado. Para o curso de Atendimento Educacional Especializado, cada unidade vai indicar dois representantes. "Os professores que participarem do curso serão multiplicadores do conhecimento adquirido em suas unidades. As informações obtidas serão refletidas no ensino e também na gestão, com estes agentes propagadores de conteúdo", avalia o diretor de Extensão, Gustavo Becker.
ACS ULBRA: Caren Moraes - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes