Aluna recebe prêmio em Porto Alegre
Pesquisa tem Destaque com Menção Honrosa
Acadêmica de Pedagogia Empresarial, Fabiana Saturnino, recebeu Destaque com Menção Honrosa no IX Fórum FAPA - Conhecimento, Descobertas e Construções, realizado em Porto Alegre. Fabiana conquistou o prêmio na modalidade Comunicação e na categoria Graduando Curricular.
Fabiana pesquisa sobre a qualidade de atendimento no ramo de combustíveis e foi orientada pela professora Elaine de Santa Helena. Conheça um pouco mais sobre o trabalho da acadêmica na entrevista a seguir.
ACS - Qual a importância/necessidade do tema trabalhado? Qual é o principal foco do tema dentro de seu trabalho?
Fabiana Saturnino - O trabalho é fundamental para que as empresas onde está sendo aplicado percebam que o ramo de combustíveis é um mercado altamente competitivo. É imprescindível a empresa destacar-se pela qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos. Diante disso, foi proposta a realização de um diagnóstico, através de pesquisa junto a 60 clientes e 32 funcionários, para verificar os níveis de satisfação apresentados. O foco principal deste projeto, cuja a pesquisa ocorre com os colaboradores dos postos de combustíveis da Rede Petrobras das cidades de Alvorada e Canoas, é capacitá-los com treinamento específico à qualidade de atendimento ao cliente.
ACS - De onde surgiu a ideia do projeto?
Fabiana Saturnino - A ideia surgiu na disciplina de Gestão de Pessoas em 2009/1 em conjunto com a colega Vanoni Fagundes. A ideia se estendeu e deu seguimento no Estágio Empresarial I e agora no trabalho de conclusão. Não imaginei que o trabalho pudesse chegar a esse pico.
ACS - Como foi realizada a pesquisa?
Fabiana Saturnino - O treinamento realizado com colaboradores dos postos de combustíveis ocorreu no dia 14.10.2010 num espaço cedido pela ULBRA, das 8h às 18h. Foi um sucesso. Foi um momento oportuno para troca de experiências, relato de dificuldades e até mesmo das falhas que ocorrem no dia-a-dia de trabalho dos frentistas.
ACS - O que este prêmio significa na vida acadêmica?
Fabiana Saturnino - Esse prêmio é muito importante, é o reconhecimento da minha dedicação e pesquisa. Comprova também que o projeto ao longo dos semestres vem sendo bem elaborado e estruturado com as ideias e conteúdos que o compõem.
ACS - Na sua opinião, por que os acadêmicos devem participar de Salões de Iniciação Científica?
Fabiana Saturnino - Acredito que a participação nos Salões de Iniciação Científica valoriza e torna um trabalho conhecido. É uma excelente oportunidade de divulgar trabalhos.
ACS - Você recebeu incentivo de algum professor para ingressar na pesquisa? Por que isso é tão importante?
Fabiana Saturnino - Quando iniciei esse trabalho com a colega Vanoni procuramos organizar as ideias e os objetivos. Após tê-lo estruturado, recebi apoio e orientações da professora Ana Jamila que não poderiam ter sido melhor. A orientação dela naquele semestre foi de grande importância. Se hoje o projeto chegou a esse estágio foi pela dedicação e apoio dela. Hoje, tenho como orientadora a professora Elaine de Santa Helena.
ACS - Você pretende continuar na área da pesquisa?
Fabiana Saturnino - Pretendo continuar sim, porque considero a pesquisa uma excelente ferramenta para conhecimento. Através dela formulamos ideias, conceitos e análises.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas