Regiões Metropolitanas
Seminário Internacional de Regiões Metropolitanas na ULBRA
Dirigentes municipais e lideranças debateram ações comuns para as periferias
A ULBRA recebeu nesta quinta-feira, 11.11, o Seminário Internacional de Regiões Metropolitanas, organizado pela Prefeitura Municipal de Canoas e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O encontro conta com a participação de representantes da Argentina, França, Moçambique, Espanha e Brasil.
Para realizar a abertura do Seminário, estiveram presentes o prefeito de Canoas, Jairo Jorge; de Porto Alegre, José Fortunati; de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmermann; a subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Paula Ravanelli; além do reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer.
Ziemer destacou a importância do apoio das universidades aos municípios. “Estamos felizes por receber cada um de vocês aqui. Estamos à disposição para auxiliar de diversas as formas as cidades e a Granpal. O melhor exemplo disto é o que é feito em Carazinho, na qual a Prefeitura utiliza dados levantados por projetos da Universidade para definir as suas políticas públicas para a terceira idade”, comentou o reitor.
Para Jairo Jorge, prefeito de Canoas, a resolução para problemas passa por soluções conjuntas. “As cidades, independentes de onde elas estejam, são construídas por sonhos e medos. Quando olhamos para nossas periferias podemos ver dificuldades e também os sonhos, e precisamos trabalhar juntos para que possamos construir uma governança política comum para a região. Só assim as realizações poderão sobrepor os problemas”, finalizou.
Já para o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmermann, as cidades só construirão soluções trabalhando em conjunto. “As cidades têm suas peculiaridades, mas precisamos de soluções comuns. Os habitantes costumam circular pelos municípios e querem a mesma qualidade dos serviços encontrados em sua cidade. Para atendermos as necessidades, o melhor é trabalharmos em cooperação”.
Ainda pela manhã, foi realizada uma mesa-redonda para debater O olhar metropolitano global, com a participação do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; Antonio Aniesa, representante das Relações Internacionais de Nantere (Paris); Arao Mazunhane Nhancale, presidente do Conselho Municipal de Matola, localizado em Maputo, Moçambique; a prefeita de Betim, Maria do Carmo; além da professora da ULBRA, Ana Simão, que coordena as pesquisas do Observatório Franco-Brasileiro das Periferias, realizado pela Instituição em parceria com a Universidade Paris 8.
A professora Ana Simão mostrou dados das pesquisas realizadas pelo Observatório. “50% das pessoas do mundo vivem em cidades, e entender como as cidades se formam é importante. As pesquisas abordam dados geológicos, culturais e políticos e averigua qual a percepção dos jovens dos jovens em relação às instituições. Foi constatado que o maior índice de confiança está na família, pois os jovens acreditam na instituição da família e não na política”, comentou.
Ainda foram realizadas as mesas-redondas sobre Experiências de governança metropolitana, e também Estratégias para ação integrada metropolitana. O Seminário teve o objetivo de promover a troca de experiências entre metrópoles nacionais e internacionais, buscando construir experiências inovadoras e democráticas de gestão integrada entre os governantes locais das regiões metropolitanas.
A Granpal reúne 11 municípios que representam 25% da população e um terço do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra