Geografia
Alunos de Geografia apresentam trabalhos no Rio de Janeiro
I Encontro Nacional de Ensino de Geociências
Alunos do curso de Geografia e bolsistas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da ULBRA Canoas, foram ao I Encontro Nacional de Ensino de Geociências na Educação Básica (GEOEDUCA) que foi realizado no Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), de 03 a 07 de março de 2015, no Rio de Janeiro, Brasil. O Tema principal do encontro foi Relações entre Educaca?o, Ciência, Meio Ambiente e Cultura, e as atividades incluiram palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos e excursão para o Monumento Natural do Pão de Açúcar, além de oficinas pré-evento e excursão ao Patrimônio Geológico do Rio de Janeiro, pós-evento.
Os acadêmicos compareceram ao evento representando o PIBID de Geografia, onde apresentaram trabalhos sobre suas atividades realizadas na escola onde são bolsistas. A graduanda Renata Lima Ferreira, em sua apresentação, contemplou práticas de ensino desenvolvidas no subprojeto PIBID Geografia da Ulbra - A Geografia e temáticas transversais no exercício da docência, que foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guajuviras. A proposta de trabalho tem como objetivo articular os temas éticos, meio ambientes, pluralidade cultural, trabalho e consumo aos seguintes conteúdos propostos para o 8º ano: regionalização do espaço mundial, socialismo na América, aspectos físicos, população, pluralidade cultural e integração econômica da América. A abordagem metodológica adotada foi amparada na concepção comunitária. Portanto, é dialógica, ética, política e crítica da realidade vivenciada.
Já o acadêmico Renan Raimundo Torma, no trabalho Elaboração e uso de jogos didáticos no ensino de Geociências, apresentou a elaboração e os procedimentos didáticos no uso de jogos como recursos didáticos no ensino de Geografia. O uso de jogos e atividades lúdicas no ensino não são instrumentos de aprendizagem convencionais, entretanto apresentam resultados bastante satisfatórios quando aplicados. Essas atividades paradidáticas são importantes para atrair, sensibilizar e motivar os alunos a participarem das aulas. O jogo denominado De onde vem pra onde vai surgiu com o objetivo de trabalhar questões ambientais sob a ótica do modelo de uso e consumo de produtos industrializados nas sociedades modernas.
ACS ULBRA: Caren Moraes/Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes