ULBRA Carazinho
1º Concurso de Júri Simulado conhece seu vencedor
ULBRA Carazinho vence concurso inédito em Canoas
A grande final do 1º Concurso de Júri Simulado dos cursos de Direito na ULBRA, no campus Canoas, conheceu seu vencedor na noite desta quinta-feira, 04.11. Na disputa, estavam as equipes representantes da ULBRA Carazinho (acusação) e da ULBRA Cachoeira do Sul (defesa), a vitória ficou por conta da equipe de Carazinho.
Cada grupo teve 30 minutos para convencer o júri, formado por cinco mulheres e dois homens, alunos de outros cursos. Réplica e tréplica foram de dez minutos. A equipe de Carazinho, composta por quatro alunas, conseguiu persuadir os jurados, que por cinco a dois, consideraram o réu culpado da tentativa de homicídio, de acordo com o caso real, já julgado pelo Poder Judiciário.
Elas receberam a premiação de bolsas de estudos de 50% da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da ULBRA para cursar uma especialização; três bolsas de 50% da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (FESDEP); e uma bolsa de estudos da Escola Superior da Magistratura (AJURIS) para cursar a matéria de JÚRI do módulo de Penal da EAD. A equipe vice-campeã recebeu bolsas integrais para o curso em ciências criminais da Escola Superior de Advocacia (OAB/RS).
Na terceira posição ficou a equipe representante da ULBRA Torres, e em quarto lugar, a ULBRA Guaíba, que receberam livros doados pela Atlas, Saraiva e pelo professor Marco Jobim. Apesar de não saírem como campeãs, as equipes ficaram satisfeitas com o concurso, e com a oportunidade de ganhar experiência.
Os alunos destaques também receberam livros como premiação: 1º Cesar Augusto Waimer, de Guaíba, recebeu uma coleção de livros de penal e processo penal da editora Lumem Juris; 2º Luciano Miranda de Freitas, Guaíba; e 3º Cícero Caldart Vieira, de Torres.
O coordenador do curso de Direito da ULBRA Canoas, Maurício Cruz, afirma que esta atividade auxilia o aluno a chegar mais perto do júri real: “O objetivo do evento era instigar e integrar o trabalho em equipe e transmitir a sensação de presenciar um júri de verdade”.
Fotos: Douglas Bittencourt – Agex Agência Experimental de Comunicação
Fonte – Texto Iuri Ramos - Agex Agência Experimental de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas