Troféu Cultura Econômica
Fome de Ler recebe Troféu Cultura Econômica
Prêmio reconhece mérito do Programa de Leitura Fome de Ler
Em sua 11ª edição, a premiação do Troféu Cultura Econômica ocorreu ontem, no átrio do Santander Cultural, em uma cerimônia que já é tradicional da Feira do Livro de Porto Alegre. A distinção reconhece os destaques na literatura de economia e negócios em diversas categorias em um evento realizado pelo Jornal do Comércio com patrocínio do Badesul e apoios da Câmara Rio-Grandense do Livro e Santander.
O Troféu Cultura Econômica tem como objetivo destacar livros técnicos e didáticos escritos por autores nacionais. Neste ano, as categorias destacadas incluíram publicações relacionadas às áreas de administração, comunicação, marketing e comportamento do consumidor, economia, direito, turismo/gastronomia, relações internacionais, inovação/empreendedorismo, contabilidade e logística.
Para o diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, o troféu faz parte da estratégia do jornal em difundir as ideias nas áreas de economia e negócios. "As publicações destes segmentos são ferramentas essenciais para compreender os fenômenos econômicos e sociais do mundo atual", salientou Tumelero. Ele destacou que o JC, com 81 anos, participa do evento literário deste seus primórdios, há 60 anos. "Este se transformou em um dos eventos culturais mais importantes do Brasil."
Além das obras, também foram condecoradas pessoas e instituições com destaque na área cultural. Nesta edição, foram reconhecidos o Programa de Leitura Fome de Ler (Homenagem Especial), o publicitário e escritor Dado Schneider (Destaque Especial), Belas-Letras (editora) e Beco dos Livros (livraria). Os agraciados receberam um troféu criado pela artista plástica Cláudia Stern. Representando o governo do Estado, o diretor financeiro do Badesul, Aldino Dick, salientou que o JC, por meio de sua cobertura econômica, contribui para a orientação dos agentes econômicos. "Somos felizes em participar desta festa que homenageia a produção cultural do Estado", disse.
Representando o Programa de Leitura, a professora Angela Rolla recebeu o Troféu Cultura Econômica - Homenagem Especial. Prestigiando o evento, representando a Universidade, estiveram presentes a diretora de Assuntos Comunitários, Simone Loureiro Brum Imperatore, e a coordenadora do curso de Letras da ULBRA Canoas, Dóris Cristina Gedrat.
A comissão julgadora do Troféu Cultura Ecnômica é formada por professores das principais universidades do Rio Grande do Sul, dentre eles o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker; e representante da Câmara Rio-Grandense do Livro e diretor da Editora da ULBRA, Astomiro Romais.
Representando o Programa de Leitura, a professora Angela Rolla recebeu o Troféu Cultura Econômica. Prestigiando o evento, representando a Universidade, estiveram presentes a diretora de Assuntos Comunitários, Simone Imperatore, e a coordenadora do curso de Letras da ULBRA Canoas, Dóris Gedrat.
A comissão julgadora do Troféu Cultura Ecnômica é formada por professores das principais universidades do Rio Grande do Sul, dentre eles o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker; e representante da Câmara Rio-Grandense do Livro e diretor da Editora da ULBRA, Astomiro Romais.
Fome de Ler
O Programa de Leitura Fome de Ler recebeu o nome inspirado na obra homônima de um grande estudioso da leitura, o francês Robert Scarpit. Teve início em 5 de maio de 2003, numa parceria da ULBRA Guaíba e a Câmara Rio-Grandense do Livro, e atividades focadas em Guaíba e municípios da Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul.
A atividade foi criada pela professora Ângela da Rocha Rolla com a intenção de aproximar os acadêmicos de Letras e seus alunos dos autores e suas obras literárias. As ações iniciais do Fome de Ler abrangiam uma escola municipal e uma escola estadual, em cada município, com a participação de escritores gaúchos, educadores e alunos da Universidade e do ensino fundamental e médio, resultando em ações na comunidade, articuladas pelas secretarias municipais da Educação e da Cultura. O empenho das instituições e a extensão dessas ações contribuíram para atingir as principais metas do programa - a apropriação do livro como objeto cultural da comunidade escolar das redes municipal e estadual da Região Centro-Sul, e o crescimento dos índices de letramento nesses municípios. Hoje, o programa está expandido para diversos municípios.Em 2014, ampliou suas atividades para a realização do Festival Book Trailer. A proposta é incentivar os alunos a pensar e produzir um trailer sobre algum dos livros que já tenham sido trabalhados em aula. De acordo com a coordenadora, a atividade tem a intenção também de promover a integração entre as escolas. Os estudantes da Rede de Escolas da ULBRA e da rede municipal de Canoas escolheram uma obra e criaram um vídeo incentivando os colegas a lerem aquele livro.O Programa de Leitura Fome de Ler recebeu o nome inspirado na obra homônima de um grande estudioso da leitura, o francês Robert Scarpit. Teve início em 5 de maio de 2003, numa parceria da ULBRA Guaíba e a Câmara Rio-Grandense do Livro, e atividades focadas em Guaíba e municípios da Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul.
A atividade foi criada pela professora Ângela da Rocha Rolla com a intenção de aproximar os acadêmicos de Letras e seus alunos dos autores e suas obras literárias. As ações iniciais do Fome de Ler abrangiam uma escola municipal e uma escola estadual, em cada município, com a participação de escritores gaúchos, educadores e alunos da Universidade e do ensino fundamental e médio, resultando em ações na comunidade, articuladas pelas secretarias municipais da Educação e da Cultura. O empenho das instituições e a extensão dessas ações contribuíram para atingir as principais metas do programa - a apropriação do livro como objeto cultural da comunidade escolar das redes municipal e estadual da Região Centro-Sul, e o crescimento dos índices de letramento nesses municípios. Hoje, o programa está expandido para diversos municípios.
Em 2014, ampliou suas atividades para a realização do Festival Book Trailer. A proposta é incentivar os alunos a pensar e produzir um trailer sobre algum dos livros que já tenham sido trabalhados em aula. De acordo com a coordenadora, a atividade tem a intenção também de promover a integração entre as escolas. Os estudantes da Rede de Escolas da ULBRA e da rede municipal de Canoas escolheram uma obra e criaram um vídeo incentivando os colegas a lerem aquele livro.
Nas fotos de cumprimentos, Angela Rolla recebe Simone Imperatore, Dóris Gedrat, Astomiro Romais e Valter Kuchenbecker.
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras