EXPOULBRA 2014
Estudantes conhecem as profissões com olhos no futuro
Feira das Profissões: espaço para romper com o desconhecido
Os visitantes da EXPOULBRA 2014 também podem conhecer sobre os cursos de graduação que a Universidade Luterana do Brasil disponibiliza no seu campus em Canoas-RS. Até amanhã, 23.10, acontece a Feira das Profissões, na qual o público é convidado a visitar os espaços das mais de 30 opções de cursos oferecidos pela Instituição.
Um dos estandes mais disputados está sendo o do curso de Matemática. Segundo a coordenadora dessa licenciatura, professora Tânia Elisa Seibert, os alunos que estão visitando a feira chegam bastante desconfiados, mas logo a curiosidade e o interesse pelos jogos matemáticos rompem a barreira do desconhecido. "A maioria dos jovens tem receio pela matemática, principalmente pela forma como é abordada na escola. Aqui eles enxergam a matemática através de jogos de raciocínio e lógica, o que deixa o conteúdo muito mais leve e atraente".
A aluna do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Jussara Maria Polidoro, de Canoas, Paula Graziele, 16 anos, ficou boa parte da manhã no espaço da matemática resolvendo os jogos e desafios propostos. "Não gosto muito dos cálculos e das fórmulas, mas esses jogos que envolvem raciocínio prendem minha atenção". Paula conta que também visitou as áreas destinadas dos cursos de Química e Física e que, provavelmente, seguirá por esse caminho em sua futura profissão.
No espaço destinado ao curso de Fonoaudiologia, a acadêmica do 6º semestre que recebia o público, Nathalia Grillo de Oliveira, disse estar surpresa com o interesse dos jovens pela profissão. "Muitas pessoas chegam aqui com interesse, mas desconhecem a amplitude das áreas de atuação. Comentam muito sobre os profissionais que trabalham com cantores ou com crianças que têm dificuldades na fala. É muito importante esse momento de interação para apresentarmos o curso e quem sabe atrair futuros fonoaudiólogos para atender a comunidade".
O coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Eduardo Isaia Filho, preparou um espaço onde o público pudesse conhecer um pouco da história da informática. "Trouxemos equipamentos antigos, como disquete e outros componentes, tudo isso para aguçar a curiosidade dessa nova geração". Filho também comentou sobre o interesse dos alunos em conhecer as áreas de atuação, o mercado de trabalho e quais os cursos que a ULBRA oferece no segmento de informática.
O jovem Patrick Gabriel Angeili, 14 anos, cursa a 7ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro, de Canoas. Em sua primeira visita à EXPOULBRA, ficou impressionado com a área da paleontologia, onde vários fósseis estão expostos na Mostra do Museu de Ciências Naturais. "Achei bem legal a feira. E a parte que mais gostei foram os experimentos da química". Questionado se já tinha alguma ideia de qual profissão seguir, Angeili foi categórico. "Tenho ainda muito tempo para pensar, sou bastante jovem para decidir".?
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras