Orquestra de Câmara
Orquestra toca para alunos da rede pública de ensino
Músicos tocaram por uma hora para plateia entusiasmada
Apesar de deixar transparecer a timidez, o fascínio do estudante de ensino médio Walace Gomes da Silva pela música erudita ficou evidente ao término de mais um espetáculo da 10ª edição dos Concertos Didáticos da Orquestra de Câmara da ULBRA, realizado nesta sexta-feira,17.10, no prédio 1 do campus Canoas. Depois da execução do último número do dia, o aluno de apenas 15 anos foi convidado pelo regente do conjunto de cordas, o maestro Tiago Flores, para conduzir, junto de uma colega, trechos de um dos movimentos da Pequena Serenata Noturna umas das sinfonias românticas mais populares de Wolfgang Amadeus Mozart.
O nervosismo foi grande, mas a experiência inusitada contagiou o menino: "É muito difícil superar um momento como esse, não vou esquecer tão cedo", comentou o estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Guianuba, de Sapucaia do Sul, que já faz planos para o futuro: quer aprender a tocar violino.
Assim como Walace, todos os anos centenas de jovens e crianças têm seu primeiro contato com a música clássica por meio deste projeto, que desde 2004 organiza espetáculos em escolas públicas de educação básica da região metropolitana de Porto Alegre. Neste ano, através de uma parceria com o 27ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), cerca de 100 alunos dos Colégios Marechal Rondon, Cônego José Leon Hartman e Barão do Amazonas, de Canoas e das escolas José Loureiro da Silva, e Cecília Meireles, de Esteio, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho de compositores renomados do período barroco, como Johann Pachelbell (1678- 1741) e Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741), e dessa forma expandir suas referências culturais. Para o regente, as performances didáticas são emocionantes, justamente pelo retorno da plateia:
"A expectativa em cima dos concertos é sempre muito positiva, principalmente por causa do feedback. Depois das apresentações, os professores realizam avaliações e trabalhos com as crianças, o que é muito instigante pra gente. É curioso ver como cada aluno assimila aquilo que viu de uma forma diferente", comenta Flores - que durante as apresentações costuma introduzir aos músicos e solistas comentando curiosidades sobre as peças executadas.
A apresentação dessa sexta iniciou pontualmente às 15h e contou com quatro números distintos, a peça Canone, de Pachelbel, o Concerto Alla Rústica, de Vivaldi, Suite Hlberg, de Edvard Grieg e Serenata Noturna, de Mozart. Depois do encerramento do espetáculo, Lúcia Barcelos, coordenadora da 27ª CRE, fez questão de comentar sobre a importância da música na educação infantil e da influência que o projeto desenvolvido pela coordenadoria de cultura da Universidade tem sobre os pequenos: "Já faz um tempo que acompanhamos esse projeto e o impacto na vida dos alunos é enorme. Muitos estudantes que assistiram aos concertos em anos anteriores já estão começando a receber aulas e a tocar instrumentos, acredito que muito disso se deva a influencia de orquestras, como a da ULBRA, na formação desses jovens", pontuou a educadora.
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas