Atividades Acadêmicas

Atividades Complementares

1) O que são atividades complementares?

As atividades funcionam como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelos estudantes, por meio de estudos, troca de experiências e práticas com conteúdos extracurriculares que lhes permitam o enriquecimento acadêmico. Desenvolvem-se em três níveis, a saber: Ensino, Pesquisa e Extensão

2) As atividades são obrigatórias?

Sim. As atividades são consideradas como componentes curriculares e são regidas pelo Artigo 3° da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 do Ensino Nacional e regulamentadas pela Instituição, conforme consta em Resolução própria no 0164, de 27 de novembro de 2002.

3) Quantas horas são necessárias?

No Curso de Letras, estão previstas 200 horas, distribuídas nos três eixos: Ensino, Pesquisa e Extensão.

4) Quantas horas eu devo realizar em cada eixo?

Como você pode conferir na tabela anexada a este questionário, na próxima questão, você deve realizar, NO MÍNIMO,
75 horas complementares de EXTENSÃO;
75 horas complementares de ENSINO;
50 horas complementares de PESQUISA.

5) Que tipo de atividades corresponde a cada eixo - Ensino/ Pesquisa/ extensão?

Segue abaixo o quadro explicativo com as atividades correspondentes, assim como a carga-horária mínima a ser cumprida em cada eixo.

 Eixos                               Atividades                                                     Carga Horária
Ensino Monitoria de ensino O aluno deverá fazer 75h neste eixo, preferencialmente em mais de um item.
Experiência profissional aderente à formação acadêmica
Estágios extracurriculares na área
Monitorias laboratoriais
Docência em programas comunitários
  Eixos                                      Atividades                                          Carga Horária
Pesquisa Iniciação científica O aluno deverá fazer 50h neste eixo, preferencialmente em mais de um item.
As horas de eventos científicos também são válidas como atividades de Extensão.
Apresentação de trabalho científico frente à banca avaliadora
Bolsista de Iniciação Científica
Participação em eventos científicos
Trabalhos publicados em meios de divulgação científica
Posters em eventos científicos
Discussões temáticas
Participação em núcleos de estudos
Comparecimento/Assistência em defesa de trabalho de conclusão de curso, Dissertação e Tese.
  Eixos                                       Atividades                                                Carga Horária
Extensão Disciplinas não previstas na estrutura curricular do curso O aluno deverá fazer 75h neste eixo, preferencialmente em mais de um item, sendo que os itens abaixo contarão até no máximo 20h:
Cursos em áreas afins
Cursos de Línguas Estrangeiras
Congressos/Seminários/Simpósios/Jornadas/Conferências/Palestras
  Representação em entidades estudantis Até 20 h/a
  Trabalho voluntário comunitário Até 20 h/a



6) As atividades promovidas por outras Instituições de Ensino Superior também serão aceitas?
Sim. Mas cabe salientar que precisam ser aderentes ao seu curso de graduação, ou seja, é necessário que tenham alguma relação claramente perceptível com a área das Letras.

7) Quando eu devo iniciar as atividades?
As atividades devem ser realizadas ao longo do curso, ou seja, desde o 1º semestre, você poderá participar de diferentes modalidades de atividades que futuramente poderão ser validadas.

8) Como devo me organizar para conseguir finalizar as 200 horas até o término de minha graduação?

Primeiramente, fique atento e participe de todas as atividades extracurriculares que o próprio curso de Letras da Ulbra oferece, tais como: congressos, encontros, projetos de extensão, oficinas, viagens, entre outros. Não esqueça de exigir os respectivos comprovantes.
Em seguida, imprima a tabela com os eixos (extensão, ensino e pesquisa), que está anexa neste questionário, e faça o controle do número de horas que já foi cumprido em cada eixo, respectivamente.

Por fim, quando somar o número mínimo de horas na extensão, na pesquisa e no ensino,
a) Preencha o formulário de registro das atividades complementares (em anexo);
b) Anexe os documentos comprobatórios;
c) Entregue na coordenação do curso.

9) Como posso comprovar que realizei minhas atividades?
Exija sempre um comprovante de participação na atividade, no qual deve estar discriminado, juntamente com as demais informações relativas ao caráter da atividade, o NÚMERO DAS HORAS. Sem esse comprovante, a sua participação não poderá ser validada!

10) Quando e como devo encaminhar as atividades para a coordenação de curso?
O encaminhamento dos documentos que comprovam a realização das atividades complementares deverá ser feito no semestre anterior à colação de grau.
Você deverá preencher o Formulário de Registro de Atividades Complementares e entregar os documentos comprobatórios originais na Coordenação do Curso.

Estágio IV - Trabalhos Finais
Orientações para o Projeto Integralizador Qualificatório

Conceito 
Entende-se por qualificatório uma apresentação à banca examinadora, do sumário e de um capítulo acerca do referencial teórico do Projeto Integralizador, dois meses após ter iniciado as orientações.

Objetivos
O qualificatório tem os objetivos abaixo listados:

  • verificar se a pesquisa bibliográfica será concluída no prazo estipulado pela Coordenação do Curso;
  • analisar a relevância do tema proposto para a área de Letras;
  • sugerir alterações que venham a melhorar a produção acadêmica elaborada até então;
  • adequar o texto ao discurso acadêmico e às normas da ABNT.

Estrutura
O qualificatório terá a seguinte estrutura:

  • o orientando deverá apresentar, na forma escrita, o sumário e um capítulo acerca do referencial teórico à banca examinadora;
  • a banca examinadora será composta de dois professores, além do orientador. Esses membros deverão ser os mesmos que comporão a banca do Projeto Integralizador;
  • a data do qualificatório será determinada pela coordenação do curso e será divulgada através dos murais e professor orientador;
  • a banca deverá emitir um parecer final, que será retomado na apresentação final do projeto;
  • o parecer final deverá ser entregue ao aluno e anexado à ata.

Avaliação
O qualificatório proporciona a avaliação dos seguintes aspectos:

  • o andamento do trabalho para se verificar se há possibilidade de conclusão do tema e estrutura propostos pelo orientado e orientador;
  • a coesão e coerência do texto elaborado pelo orientando;
  • adequação ao discurso acadêmico e às normas da ABNT.
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