Marcas & Líderes
O projeto Marcas e Líderes foi criado pelo curso de Comunicação Social da Ulbra e está vinculado à coordenação de Educação Continuada do campus Canoas desta Universidade. O projeto é uma parceria entre a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICs) e o Jornal Diário de Canoas. O projeto tem como objetivos: reconhecer, identificar e premiar as marcas mais lembradas da cidade de Canoas.
A metodologia consiste em uma pesquisa quantitativa, com base em levantamento estatístico feito pela professora Simone Echeveste. São pesquisados, aproximadamente, 1.000 moradores de Canoas. Os alunos do curso de Comunicação Social (jornalistas e publicitários) entrevistam esses moradores nos principais bairros de Canoas, buscando verificar quais as marcas mais lembradas pelos canoenses.
O público participante da Universidade são 8 alunos que realizam a pesquisa, 2 estagiários da Agex que desenvolvem as peças de divulgação do evento Marcas e Líderes (por exemplo: conceito, anúncios, identidade visual, painéis) e tudo é supervisionado pelo professor Saimon Bernardes, integrante da Agex.
Os resultados apontam e indicam as empresas que ficaram na mente dos canoenses e se fortaleceram e fidelizaram durante o período.
Os resultados qualitativos apontam para os conhecimentos adquiridos pelos alunos pesquisadores e pelos alunos que desenvolvem o material criativo do Projeto. Já os resultados quantitativos apontam para o crescimento obtido pelas empresas locais que identificam como está colocada a sua marca na mente dos canoenses. Esse desenvolvimento proporciona um feedback para todos os envolvidos, que são a comunidade empresarial, através da CICs, a comunidade canoense, através da cobertura feita pelo Diário de Canoas e a comunidade acadêmica, através dos alunos da Universidade, que se envolvem no Projeto.