Universidade homenageada por vereadores de Cachoeira do Sul
O reitor Marcos Fernando Ziemer, juntamente com integrantes da Reitoria da ULBRA e o diretor do campus de Cachoeira do Sul, Rogério Brandt, participou de Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul, dia 23.06. Por iniciativa do presidente da Câmara, vereador Júlio Osmar dos Santos Luiz, a ULBRA foi homenageada pela passagem dos seus 40 anos, bem como pelo transcurso dos 15 anos do campus instalado na cidade.
Aberta a sessão, o reitor recebeu das mãos do promotor de Justiça João Ricardo Tavares, a placa em homenagem pela passagem dos 40 anos da ULBRA. Após, pelas mãos do vice-prefeito municipal, Ronaldo Trohjan, o diretor da ULBRA Cachoeira do Sul, Rogério Brandt, recebeu placa comemorativa pelos 15 anos do campus.
O presidente da Câmara, Julinho do Mercado, como é mais conhecido, discursou sobre a importância da Universidade para a cidade e região. Fez questão de dizer que a "oportunidade de estudar não deve ser desperdiçada e esse é o melhor investimento que se pode fazer pelos nossos filhos".
A vereadora Mariana Carlos, que fez um resumo histórico do ensino superior no Brasil, no estado e no município, destacou a importância da cidade possuir um campus da ULBRA, e salientando programas como o ProUni. Deu ênfase também à medida provisória aprovada no dia de ontem, na Câmara Federal, que vai ajudar a sanear as contas das universidades particulares de todo o país em troca de bolsas do programa. Foi comemorado, também, pela vereadora, a aprovação pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, do ProUni-RS.
Já o vereador Leandro Balardin frisou que "A casa do povo tem que comemorar a oportunidade de ter a ULBRA em nossa cidade". Aproveitou para destacar o grande número de alunos que vêm de outras cidades para estudar em Cachoeira, formando profissionais altamente qualificados. Disse, ainda, que "a ULBRA foi a maior vitória dos anos 90 para Cachoeira do Sul e uma das mais importantes conquistas para a cidade no último século".
Encerrando os pronunciamentos, o vereador Luciano Figueiró ressaltou que, por muitas décadas, Cachoeira do Sul perdeu diversas oportunidades de crescer, e que, com a vinda da ULBRA abriu-se um espaço importantíssimo para que outras instituições viessem para cá, para que indústrias se instalassem na cidade e o crescimento imobiliário se alavancasse definitivamente. Hoje é um dia para festejar. Graças à ULBRA, nosso filhos aqui ficaram, fazendo nossa cidade crescer", destacou o vereador.
Chamado para discursar, o diretor da ULBRA Cachoeira, Rogério Vilnei Brandt, destaca a intensa atuação da Universidade Luterana do Brasil junto à comunidade da cidade e região central do estado. Frisa a preocupação da ULBRA em formar profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho. Brandt destacou que "... aqui em Cachoeira e região, a ULBRA fornece estrutura para estudo desde a educação infantil até a pós-graduação".
Em seu discurso, o reitor da ULBRA, Marcos Ziemer, lembrou da situação em que a instituição se encontrava quando da sua primeira visita, cerca de dois anos atrás. Salientou que durante esses três anos de sua gestão, tem buscado a qualificação do ensino oferecido pela Universidade e dos profissionais que atuam na Instituição. "Durante os últimos tempos, mais 100 cursos da ULBRA passaram pelo crivo do MEC, obtendo-se avaliação positiva em todos eles", destacou. Ziemer finalizou diendo que "a Universidade tem obrigação de ultrapassar os seus muros e atuar na comunidade em que está situada. Sem isso, não tem finalidade".
VISITA
O grupo que acompanha o reitor Marcos Ziemer na visita de trabalho ao campus de Cachoeira do Sul, bem como à sessão solene da Câmara de Vereadores, é composto pelo vice-reitor e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker; pró-reitor de Administração, Levi Schneider; pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Erwin Francisco Tochtrop Júnior; pró-reitor de Graduação, Ricardo Willy Rieth; assessor das Unidades Externas, Daniel de Brum; capelão geral da CELSP/ULBRA, reverendo Lucas Albrecht; diretor jurídico, Jonas Dietrich; e a tesoureira da CELSP, Djenane Albrecht.
Notícias relacionadas
-
23
NOVCOMUNIDADE Sábado de atrações na corrida Sunset Run Ulbra 2024 no campus -
21
NOVINOVAÇÃO Reunião promovida pela CACISC e Ulbra lança movimento pela inovação -
21
NOVINICIAÇÃO CIENTÍFICA MIC movimentou 32 projetos dos cursos da Ulbra Cachoeira -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá
Últimas notícias
-
19
NOVINTEGRAÇÃO Evento "Vem Pra Ulbra Cachoeira" reúne estudantes do ensino médio -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
18
NOVRESPONSABILIDADE SOCIAL Psicologia da Ulbra apoia projeto da Comarca de Cachoeira do Sul -
18
NOVINOVAÇÃO CACISC e Ulbratech trazem debate sobre Ecossistemas Regionais de Inovação