Medicina
Medicina amplia estudos sobre hérnias
Medicina amplia estudos sobre hérnias
Leandro Cavazzola apresentou trabalho nos EUA
Com o objetivo de corrigir os defeitos que aparecem no abdômen e oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes que sofrem de hérnias, o professor do curso de Medicina da ULBRA, Leandro Cavazzola, estuda o tema desde 2005. Ele explica que a correção deve ser feita por meio da inserção de uma tela revestida por determinadas substâncias. Essa tela, no entanto, não pode aderir ao intestino nem ao estômago. É justamente nesse aspecto que está centrada a pesquisa de Cavazzola.
O professor estuda as aderências nos diferentes tipos de tela que pode ser feita de polipropileno ou poliéster. Segundo ele, essa tela tem de ser revestida por substâncias que evitem a aderência, tais como, polietileno glicol (um tipo de gel), carboximetilcelulose (um derivado vegetal) ou ácido graxo (à base de Ômega 3). “A intenção da pesquisa é apontar para o paciente qual a tela ideal”, destaca Cavazzola. Testadas em modelos experimentais (ratos), as telas diferenciam-se na resposta sobre aderência. “Esse é o avanço nos resultados para os pacientes”, ressalta o pesquisador.
O sucesso de seus estudos levou Cavazzola a apresentar-se para cerca de 400 pessoas na sessão principal do Congresso Internacional de Hérnias, realizado em março, pelo American Hérnia Society, em Orlando (EUA). Ele participará também, de 25 a 27.08, do Congresso Latino-americano de Cirurgia Laparoscópica, em Salvador.
De acordo com o professor, os projetos duram em torno de três meses e são desenvolvidos em parceria com alunos da Universidade, com o objetivo de ampliar a capacidade de questionamento e estimular o espírito crítico dos estudantes.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
27
JULAções Afirmativas Ulbra trata da transversalidade das culturas afro-brasileira e indígena
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZINTEGRAÇÃO Equipe Ulbra Cachoeira recebe devocionários 2025 em confraternização -
20
DEZPRÓ-MEDICINA Ulbra Cachoeira leva estande de saúde para o "Grito da Medicina"