Relações Internacionais
Relações Internacionais da Instituição tem nova gestão
Andréia Athaydes coordena ações de internacionalização
Andréia Silveira Athaydes assumiu, em fevereiro, o cargo de assessora de relações internacionais da Universidade Luterana do Brasil, que tem como principal atribuição, articular e administrar a cooperação com instituições nacionais e estrangeiras. Foi um desfecho natural para uma profissional que já participa das questões voltadas à internacionalização da Universidade há alguns anos. Entre 2011 e 2013, a docente desempenhou a coordenação adjunta do setor contribuindo na sua reestruturação e desenvolvimento. Antes disto, sua atividade empreendedora como docente e gestora do curso de Comunicação Social -- Relações Públicas a levou a conquistar parcerias institucionais com universidades da Argentina, Colômbia e Espanha.
Docente da ULBRA desde 1995, Andreia exerceu a coordenação adjunta do curso de Comunicação Social entre 1996 e 1999 e a direção curso de Comunicação Social de 2000 a 2005. Afastou-se para cursar as disciplinas obrigatórias do programa de doutorado em Comunicação Organizacional pela Universidade de Málaga, Espanha, e retornou à Instituição um ano depois.
Desafios
A meta de Andréia como articuladora das relações internacionais é dar continuidade aoPrograma de Intercâmbio Acadêmico, voltado para alunos e professores da graduação e pós-graduação, e ao Programa de Cooperação Científica Internacional. Elabusca, ainda, agilizar os processos internos de ingresso de alunos estrangeiros e organizar novas viagens de estudos internacionais; e fortalecer a mobilidade interna no complexo educacional da ULBRA.
A ULBRA tem convênios com 43 universidades estrangeiras, de 15 países, sendo o mais novo convênio com o Instituto Universitario Asociación Cristiana de Jóvenes, no Uruguai.. "Atualmente temos 18 alunos de Angola, Chile, Espanha, Finlândia e México estudando nos campi de Canoas e São Jerônimo, RS, e Manaus, AM", diz Andréia. E seis estudantes da ULBRA estão cursando disciplinas das suas graduações no exterior neste primeiro semestre. "São alunos participantes dos intercâmbios propostos pelos convênios entre as universidades e do programa Ciência em Fronteiras. Uma vantagem para os alunos daqui que vão para o exterior é que não precisam fazer vestibular para ingressar na universidade estrangeira e obtém visto de seis meses ou um ano como estudantes", explica.
O Programa de Mobilidade Interna é promovido entre as unidades de ensino superior da mantenedora da ULBRA no Brasil. Atualmente, 10 alunos estão realizando este intercâmbio no próprio país. "Essa é uma experiência nova, que está se fortalecendo na Instituição. Vou visitar as unidades e conversar de perto com os alunos, para explicar essa opção de mobilidade na qual podem aprender sobre a cultura em outros locais do nosso país", afirma Andréia.
A gestora enfatiza que os acadêmicos interessados em conhecer as atividades da Assessoria de Relações Internacionais podem acessar o endereço www.ulbra.br/relacoes-internacionais.
Experiências
Graduada em Comunicação Social -- Habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), é especialista em Comunicação e Economia Política, pela PUCRS. Com mestrado em Administração e Marketing Estratégico, pela UCES/Argentina, é doutoranda em Comunicação Organizacional, pela Universidade de Málaga, Espanha. É professora adjunta com mestrado da ULBRA para os cursos de graduação em Comunicação Social e em Educação nas Organizações. Leciona e orienta TCC nos cursos de especialização na área de Administração, além de ser professora convidada de outras IES gaúchas para disciplinas de gestão da comunicação integrada em programas de pós-graduação (lato sensu). Também é professora do curso de graduação em Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda. Participa de grupos internacionais de pesquisa na área de gestão da comunicação. Integrou a diretoria-executiva da Associação Riograndense de Imprensa e foi conselheira efetiva do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas, na Coordenadoria de Integração América Latina. E no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas RS e SC assumiu a presidência e a secretaria-executiva. Atualmente é presidente, para a gestão 2013-2016, do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas.
Notícias relacionadas
-
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País