Cachoeira do Sul
MEC encerra supervisão na EAD da ULBRA
Universidade aposta no crescimento da EAD com qualidade
Com o despacho do MEC pelo arquivamento do processo de supervisão na modalidade de educação a distância, a ULBRA foca atenções no crescimento da oferta de cursos e aumento de polos em todo o País, já para 2013/2. A decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC), pela conclusão do Termo de Saneamento de Deficiências, oficializada dia 28.02, ocorreu com base no atendimento da Universidade às solicitações de adequação da oferta de cursos, confirmada na visita in loco da Comissão de Avaliação e na documentação apresentada.
O reitor Marcos Fernando Ziemer lembra que logo que assumiu a gestão da ULBRA, em 2009, deparou-se com o processo de supervisão das atividades da EAD instaurado em 2008, o qual, posteriormente, deu origem ao Termo de Saneamento de Deficiências. "Na perspectiva de resolver a situação, a equipe buscou atender as determinações do Ministério da Educação. Essa decisão do MEC é o reconhecimento concreto de que o trabalho foi efetivamente realizado. Passamos a uma nova etapa, prosseguindo na normalidade o processo de renovação do credenciamento para atuar na educação a distância, dentro do ciclo do SINAES", afirmou.
O pró-reitor adjunto de Ensino a Distância, Pedro Luiz Pinto da Cunha, comemora o fim das restrições de operação da ULBRA nessa modalidade. A Universidade já protocolou no MEC o pedido de autorização para oferta de oito novos cursos, com 12.500 vagas anuais. "Pretendemos oferecer os tecnólogos em Gestão Ambiental, Processos Gerenciais, Produção Industrial e Sistemas para Internet, e as licenciaturas em Física, Matemática, História e Geografia, no processo seletivo 2013/2", anunciou Cunha. A ULBRA também está desenvolvendo o projeto de mais cinco cursos, com oito mil vagas anuais.
Atualmente, a ULBRA tem 12 mil alunos matriculados em 10 cursos EAD. Pela projeção de novos 13 cursos, fechando um catálogo de 23 no total, a expectativa é chegar a 100 mil alunos em cinco anos. Já para a pós-graduação em nível de especialização, a ULBRA projeta captar outros 45 mil alunos no mesmo prazo.
Pedro Cunha ressalta que o objetivo da ULBRA é crescer com qualidade. "Planejamos um novo modelo de atuação do polo educacional. Será aberto um edital para instituições de ensino e empresários que desejam atuar em conjunto com a Universidade e se qualificar para isso. Já temos dezenas de interessados em todo o país", garante. Cunha lembra que, durante essa gestão, a Universidade não só investiu em novos equipamentos, laboratórios e material didático para os polos, mas reestruturou toda a operação. "Descredenciamos voluntariamente 198 polos no país com o objetivo de qualificar a nossa rede. Seguindo o Termo de Saneamento de Deficiências, internalizamos todos os processos administrativos, acadêmicos e pedagógicos", informou o pró-reitor.
Tecnologia
A incorporação do tablet como suporte educacional para entrega dos conteúdos digitais é um dos recursos implementados para atender a qualidade de ensino almejada. Ele possibilita a atualização constante de conteúdos, desenvolvimento constante de novos objetos de aprendizagem, ferramentas de interação, entre outros itens. O suporte para este modelo de aprendizagem, com o uso de tablet, foi totalmente desenvolvido na ULBRA, em parcerias com empresas de tecnologia. As videoaulas são produzidas no campus Canoas, com a equipe própria da EAD e da ULBRA TV. A inserção das videoaulas integrada aos conteúdos digitais, de forma dialógicasnos tablets atende as mais modernas técnicas de ensino e aprendizagem a distância. Além disso, aperfeiçoamos os recursos que permitem ao aluno o acesso aos professores e tutores da Unidade de Canoas.
Qualidade
Até o momento, cinco dos 10 cursos EAD passaram por processos avaliativos do MEC, sempre com visitas à sede em Canoas e em um polo no país. Foram obtidas nove notas 4 e uma nota 3 - numa escala de 1 a 5. Outros três cursos devem ser avaliados neste semestre.
Para Cunha, "a ULBRA projeta o crescimento da base de alunos na modalidade EAD tendo como orientação a qualidade de ensino e dos processos. A conquista desta meta é base do modelo de produção e gestão que está sendo aperfeiçoado de forma permanente".
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