SAÚDE MENTAL
Psicologia da Ulbra Canoas atende vítimas de violência
Consultas realizadas por profissionais e acadêmicos da Universidade
O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Naviv), do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus Canoas, recebe pacientes impactados por diversos tipos de agressões, física, psicológica ou moral. O que inclui abuso sexual e violência doméstica. Os encaminhamentos são feitos por vários órgãos públicos do município, como Fórum, Conselho Tutelar, Centro de Referência da Mulher (CRM), entre outros.
O número de atendimentos mensal é bastante variado. Neste semestre 2025/1, ocorrerão em torno de oito grupos simultâneos. Cada grupo terá de oito a 10 participantes. No atendimento individual, atualmente são duas estagiárias de psicologia clínica. Cada uma atende até sete pacientes.
"É de extrema relevância o atendimento da população que passa por situações de violência, sejam adultos, adolescentes ou crianças, para promover estratégias de ressignificação do ponto de vista emocional", enfatiza Demétrius Paiva Nunes, psicólogo clínico, professor e supervisor dos estagiários do curso de Psicologia da Ulbra na Clínica Multiprofissional do campus Canoas. "A Ulbra também colabora para o fortalecimento das políticas públicas de apoio à saúde mental, nesse caso, envolvendo aspectos de violência", acrescenta.
Famílias em grupo
São também feitos grupos com familiares que acompanham crianças e adolescentes. Todos são separados por faixas etárias. "Os responsáveis participam de um grupo somente para famílias, com temáticas específicas sobre o convívio familiar e a promoção da saúde, focando principalmente em saúde mental e aspectos emocionais envolvidos nessa trama de violência, mas também do próprio contexto familiar", relata o psicólogo.
Os estagiários da Psicologia da Ulbra também atendem, no Fórum de Canoas, homens suspeitos de agressão ou violência doméstica. São realizados 12 encontros com duração média de uma hora e 30 minutos. Conforme o psicólogo Demétrius Nunes, é proposto em cada encontro uma temática para reflexão dentro de uma ideia de grupo operativo para poder pensar aspectos relacionados aos mais diversos tipos de violência para prevenção.
Outros serviços
A Clínica-escola de Psicologia (Clinesp) da Ulbra Canoas, oferece também serviços de psicoterapia (infantil e adulto) e avaliação psicológica (psicodiagnóstico). São atendimentos abertos à comunidade e têm preços acessíveis, informa Thaisi Cézar, coordenadora das clínicas-escolas do Centro Multiprofissional.
Os atendimentos são feitos por estagiários e profissionais formados, explica Thaisi. "Visam auxiliar a comunidade a ter acesso aos serviços psicológicos, trabalhando emoções, pensamentos, comportamentos e relacionamentos. Investir em saúde mental pode ajudar a ter uma vida mais satisfatória e saudável", ressalta a coordenadora.
SAIBA MAIS
Na Clinesp - psicoterapia e psicodiagnóstico
*Para acessar o serviço, basta entrar em contato pelos números (51) 98479-0280 (whatsap) ou (51) (51) 3477.9269.
* Os atendimentos são realizados no segundo andar da Clinesp, prédio 22 da Ulbra Canoas.
* O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h.
Marcelo Miranda
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
19
MAISAÚDE Curso Feridas sob Controle é prévia do XI Encontro de Enfermagem -
16
MAICARREIRA PDA confirmado para 26 de junho, em parceria da Ulbra Cachoeira e CACISC -
16
MAIINTERCÂMBIO Aula internacional da Odontologia da Ulbra Cachoeira com professor dos EUA -
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS
Últimas notícias
-
09
MAIGENTE DA ULBRA Professora da Ulbra Cachoeira conquista habilitação para lecionar nos EUA -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra -
07
MAIAULA PRÁTICA Acadêmicos do Direito da Ulbra Cachoeira em audiência cível simulada -
07
MAIANO LETIVO Reitoria traz Formação Docente para professores da Ulbra Cachoeira do Sul