INTERNACIONALIZAÇÃO
Ulbra Cachoeira é única do país a participar de concurso internacional
Professor do Direito, advogado João Alexandre, inscreveu cinco acadêmicos
O campus da Ulbra de Cachoeira do Sul colocou a instituição Ulbra na posição de única do país a participar de um evento internacional da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, realizadas nos dias oito, nove e 10 de outubro. Graças a participação em congressos internacionais e realização de pesquisas sobre relações e direitos humanos, e pela articulação institucional do professor João Alexandre Netto Bittencourt, do curso de Direito da Ulbra Campus Cachoeira do Sul, houve a aproximação e a oportunidade de inscrever uma equipe para o concurso. Ele integra uma rede internacional de pesquisadores, que atuam nas mais diversas instituições.
Os cinco acadêmicos participaram de audiências simuladas, como as que efetivamente ocorrem na Comissão Interamericana de Direitos Humanos e que são concursos anuais com objetivo de estimular a compreensão do funcionamento e da importância de órgãos internacionais de direitos humanos na proteção da cidadania. A equipe formada pela Ulbra Cachoeira foi uma das 28 selecionadas de outros diversos países do continente americano e teve o papel de defender a sociedade diante do Estado. Todas as audiências deste ano foram com a temática "deslocamentos forçados em virtude de catástrofes ambientais". Em suma, o papel da equipe era apontar eventuais lacunas na organização estatal e sugerir melhorias para minorar as conseqüências das catástrofes ambientais.
O grupo precisou estudar três países e, na primeira das três audiências, enfrentaram acadêmicos que faziam o papel do Panamá, na segunda, Barbados, e na terceira, Perú. "Foram muitos dias de estudos e coletas de dados para compreender as dimensões das consequencias climáticas nestes países, bem como suas políticas públicas para prevenção e auxílio da população", explicou o professor João Alexandre. Ele comenta ainda que esta experiência é riquíssima, tanto para o professor, quanto para os alunos, seja pelo ineditismo e também porque atuar em procedimentos jurídicos internacionais alavanca o currículos de todos em termos profissionais. "Foi motivo de orgulho assistí-los como verdadeiros profissionais na defesa de suas causas", revelou João Alexandre.
A homenagem prestada à equipe neste ato do Dia da Reforma Luterana é da direção e de toda a unidade, que teve seu nome projetado em nível internacional e com destaque no cenário jurídico. O evento possibilitou para os alunos da Ulbra Cachoeira o contato com a mais importante comissão de direitos humanos do continente americano e foi uma atividade muito além das propostas nas universidades nacionais. A coordenadora do curso de Direito da Ulbra Campus Cachoeira do Sul, professora Rosana Izara Luchese Willig, destacou a importância e o protagonismo do professor João Alexandre para a conquista desta participação internacional e também parabenizou os acadêmicos, que enfrentaram de frente o desafio. "É de emocionar ouvir os relatos sobre a experiência da nossa equipe da Ulbra Cachoeira", destacou a coordenadora Rosana Willig.
EQUIPE - A Ulbra Cachoeira esteve representada pelos acadêmicos Guilherme Freitas do Santos, do curso de Psicologia; Maria Eduarda Pedroso, Cleber Augusto A'Costa de Lima, Kyria Martins da Rosa, todos do curso de Direito da Ulbra Cachoeira do Sul e Luís Ernesto Corte Rojas, do curso de Agronomia.
DEPOIMENTOS DOS ACADÊMICOS:
Cleber Augusto A'Costa de Lima (Direito) - "A experiência foi muito positiva por interagir com acadêmicos de universidades de outros países e por ver como funciona o processo de defesa de interesses coletivos internacionais. Além do mais, serve muito para nossa preparação profissional."
Kyria Martins da Rosa (Direito) - "Foi uma experiência muito Gratificante pelo intercâmbio lingüístico e acadêmico e pelos estudos dos países para poder defender os interesses da sociedade civil. Um grande aprendizado no contexto jurídico e também no aprendizado da realidade destes países que enfrentam grandes problemas com as alterações climáticas. Pertencer à Ulbra Cachoeira por experiências como esta me enche de orgulho e também por todos os incentivos que recebemos aqui para alçar vôos maiores."
Guilherme Freitas dos Santos (Psicologia) - "Foi uma experiência incrível também por representar meu curso de Psicologia nesta interação entre os cursos em nosso campus e é uma satisfação participar de atividade de tamanha relevância acadêmica e profissional".
Maria Eduarda Pedroso (Direito) - "Como formanda deste semestre da Ulbra Cachoeira do Sul achei uma experiência muito importante para minha vida acadêmica e também profissional futura e recomendo aos demais colegas para aproveitarem oportunidades como esta".
Notícias relacionadas
-
20
DEZINTEGRAÇÃO Equipe Ulbra Cachoeira recebe devocionários 2025 em confraternização -
20
DEZPRÓ-MEDICINA Ulbra Cachoeira leva estande de saúde para o "Grito da Medicina" -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros