POLÍTICAS PÚBLICAS
Professor do Direito da Ulbra Cachoeira abre Congresso Internacional
João Alexandre Bittencourt abordou os fenômenos criminais
O professor João Alexandre Netto Bittencourt, do curso de Direito da Ulbra Cachoeira do Sul, abriu por videoconferência ao vivo, o IV Congreso Internacional de Investigación Científica Pedernales 2024, dia 7 de outubro, com a palestra intitulada "Paradigma del Conflicto: uma Aproximación a la Seguridad Ciudadana y las Políticas Públicas."
Conforme o professor, a abordagem ao fenômeno criminal, tradicionalmente foca apenas nas políticas penais, como criação de leis e encarceramento em massa, o que pesquisadores chamam de paradigma de ordem. Uma nova forma, chamada por autores como o argentino Alberto Binder, intitulada de paradigma da conflitividade, vislumbra o fenômeno criminal em duas etapas. Na primeira o foco deve estar nos conflitos culturais e/ou sociais, pois todo o crime possui um conflito anterior.
"Nesta etapa, o Estado deve investir em prevenção, com o estabelecimento de políticas públicas que interajam com os problemas de conflitos sociais. Num segundo momento, persistindo a conduta criminosa, o Estado deve atuar com seu aparato penal, investigando, processando e encarcerando", explica o professor João Alexandre. Ele também citou como exemplos dos países, latino-americanos, como o Brasil, que investem muito da punição para gerir a criminalidade. Entretanto, os índices de homicídios (22 por cem mil habitantes) estão mais que o dobro do estipulado como pandemia pela Organização Mundial da Saude (OMS) que são 10.
Também participaram do evento, que acontece de 7 a 10 de outubro, profissionais da Venezuela, do Panamá, do Perú e do México.
Notícias relacionadas
-
20
DEZINTEGRAÇÃO Equipe Ulbra Cachoeira recebe devocionários 2025 em confraternização -
20
DEZPRÓ-MEDICINA Ulbra Cachoeira leva estande de saúde para o "Grito da Medicina" -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros