ENSINO
Alunos do Colégio São Pedro vencem o Repórter por Um Dia
Estudantes conquistaram categorias reportagem, fotografia e charge
Estudantes do Colégio Ulbra São Pedro, de Cachoeira do Sul (RS), foram premiados em três das quatro categorias do concurso Repórter por Um Dia, um concurso que envolve muita leitura, interpretação, criatividade e produção. Os alunos se destacaram nas categorias reportagem, fotografia e charge. Também houve concorrentes em artigos de opinião. A iniciativa da premiação é do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul. Participaram alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de classes regulares ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os melhores trabalhos em cada categoria foram publicados em suplemento especial do Jornal do Povo. Os vencedores e professores orientadores envolvidos no concurso receberão certificado de participação e presentes no dia 8 de dezembro. Com tema livre, foi determinante que os estudantes elaborassem trabalhos com foco no jornalismo local, sobre Cachoeira do Sul. É uma oportunidade para que os jovens compartilhem suas opiniões, percepções e descobertas sobre o cotidiano da cidade, explica o chefe de redação do Jornal do Povo, José Ricardo Gaspar do Nascimento.
Desenvolvendo habilidades
"Considero um projeto enriquecedor, envolvente, em que os alunos desenvolvem muitas habilidades, como a leitura, interpretação, produção e a criatividade. Além do desenvolvimento de responsabilidades e aprimoramento do senso de cooperação, coleguismo e, consequentemente, fortalecendo as amizades", enfatiza a diretora do Colégio Ulbra São Pedro, Fabiana Bulsing.
"Eu fui o segundo lugar na charge. A minha inspiração foi uma matéria que eu estava vendo na televisão. Logo depois, comecei a fazer o meu desenho. Fiquei muito feliz com a premiação", diz o estudante Felipe Fraga Bartmann, 12 anos, que está no 6º ano, turma 62.
A aluna Gabriela dos Santos Haetinger, 14 anos, do 9º ano, turma 91, foi classificada em terceiro lugar na categoria reportagem. "Eu me inspirei na Feapec - Feira Agropecuária de Cachoeira do Sul. Fui lá e acompanhei o que estava acontecendo. Fiquei contente com o terceiro lugar, porque é uma competição muito disputada. Me senti muito honrada", afirmou Gabriela.
Inspiração no cotidiano
Eu e meu colega Lorenzo Cerentini ficamos em terceiro lugar na charge. Nós falamos sobre o valor da passagem de ônibus. Lemos no jornal que está muito cara e desenhamos sobre isso. Nós ficamos felizes e gostamos muito de participar deste prêmio", ressalta a aluna Sofia Ferreira, 14 anos, da turma 91.
"Minha colega JoanaSchmidt e eu conquistamos o segundo lugar na categoria fotografia. Nos inspiramos no trabalho de Ciências realizado em aula sobre brotamento das batatas. Estamos felizes e contentes", acrescenta Maria Luiza Silveira Alves, 14 anos, do 8º ano, turma 81.
Leitura crítica
A professora de Língua Portuguesa do Fundamental II, Sandra Luciane de Aragão Teixeira, participa do concurso desde 2011. "Já orientei mais de 400 trabalhos e gosto bastante, porque envolve muita leitura, criatividade e produção. Todas as categorias são importantes. A charge, por exemplo, envolve crítica", diz a professora. Ela explicou o conteúdo aos alunos em sala de aula e depois pelo WhatsApp. "Eles postavam os trabalhos nos aplicativos de mensagens e eu corrigia. Lancei o projeto com a seguinte frase: agora vocês são repórteres, corram atrás! Os melhores trabalhos foram enviados para o Jornal do Povo. A nossa escola sempre é premiada", conta Sandra.
"Os trabalhos dos alunos foram baseados no conteúdo absorvido em sala de aula. A proposta era uma atividade prática. Nós trabalhamos a reprodução assexuada dos vegetais. Acompanhamos a reprodução das batatas na prática e como elas podem se reproduzir assexuadamente", ressalta a professora de Ciências do Fundamental II, Ana Luiza Grohe Machado.
"O concurso Repórter por Um Dia é uma ótima oportunidade para que os alunos escrevam e também falem sobre a prática da sala de aula. Vivenciam o dia a dia da realidade de vida deles e da nossa sala de aula. É excelente essa divulgação dos trabalhos. Adorei a participação e espero que nos próximos anos nossos estudantes consigam classificação novamente relatando o que a gente desenvolve no Colégio São Pedro", conclui Ana Luiza.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZINTEGRAÇÃO Equipe Ulbra Cachoeira recebe devocionários 2025 em confraternização -
20
DEZPRÓ-MEDICINA Ulbra Cachoeira leva estande de saúde para o "Grito da Medicina"