Ulbra Sport
Ulbra e Grêmio realizam parceria no futebol feminino profissional
Complexo Esportivo em Canoas é a nova sede das Gurias Gremistas
Um momento histórico proporcionou uma jogada inédita. O Grêmio, um dos maiores e mais vencedores clubes do Brasil, firmou parceria com a Ulbra. O Complexo Esportivo, em Canoas, é a nova sede do futebol feminino profissional e Sub-20 do Grêmio. A estrutura do Centro de Treinamento (CT) e dos alojamentos vai acolher as Gurias Gremistas. E a Ulbra Sport, que integra a Rede Ulbra de Educação, entra firme nesta jogada que retoma o apoio ao esporte profissional, no qual a Instituição de ensino já obteve sucesso no Brasil e no mundo.
O anúncio da parceria entre as instituições foi realizado na tarde desta segunda-feira (14/08/23). O contrato foi assinado pelo presidente do Grêmio, Alberto Guerra, e o vice-presidente da mantenedora da Ulbra, Antônio Carlos Romanoski. A solenidade ocorreu na Tribuna Presidencial da Arena do Grêmio - 2º andar, em Porto Alegre. Guerra e Romanoski realizaram troca de camisetas do Grêmio e da Ulbra.
Confira fotos do evento no Álbum Oficial do Grêmio
Patrimônios do RS
Romanoski ressaltou a satisfação "de estarmos recebendo, de braços abertos, na nossa Ulbra, o time profissional feminino deste importante clube do futebol mundial". Acrescentou que, "assim como o Grêmio, a Ulbra é um patrimônio do Rio Grande do Sul. Momentos como este, em que grandes instituições se unem para atuar em parceria, são exemplos de que mãos dadas possibilitam grandes conquistas".
O futebol profissional feminino do Grêmio está sendo valorizado ao disponibilizar para as atletas ambiente qualificado e com apoio técnico de diversas áreas da saúde, diz Romanoski.
"O complexo esportivo em Canoas oferece tranquilidade e segurança para as meninas praticarem seus treinos e contribuirá para um desempenho de excelência. As mulheres atletas merecem ser reverenciadas e ter oportunidade de mostrar e brilhar com seu talento", conclui o vice-presidente da mantenedora da Ulbra.
Projeto de gestão
"Um de nossos principais projetos de gestão voltados à equipe profissional de futebol feminino e à categoria de base-Sub 20, às nossas Gurias Gremistas, está se concretizando na tarde desta segunda-feira, ao selarmos a união entre essas duas grandes instituições: Grêmio Foot-Ball Porto Alegre e a mantenedora da Universidade Luterana do Brasil", anunciou o presidente do Grêmio.
Guerra acrescentou que são duas instituições de tradição no estado e no Brasil unindo forças. "Temos certeza de que nessa nova estrutura poderemos desenvolver mais o trabalho das nossas atletas". Segundo ele, até outubro as meninas estarão treinando e fazendo uso da estrutura do CT.
"Gostaria de saudar os profissionais do Clube e da Universidade, que acreditaram na potência em unir essas duas forças para prover uma melhor estrutura de treinamento e acomodação para quase 60 atletas", enfatizou. A nova sede tem campos com medidas oficiais destinados a treinamentos, ginásios multiuso, campo de futebol sete, academia, além de um alojamento bem estruturado para melhor acomodação das gurias, tal qual é feito com as nossas demais categorias, a equipe profissional masculina e base", disse o presidente do Grêmio.
Benefícios e infraestrutura
Os gestores da Ulbra Sport, Hans Kuchenbecker e Gilson Alves Bernardo, o Mão de Pilão, enfatizam que há muitos benefícios para as atletas nesta nova parceria. O que pesou na decisão da direção do departamento feminino do Grêmio, segundo Hans, foi a infraestrutura oferecida pela Ulbra Sport. As negociações começaram em janeiro de 2023. Após, uma comitiva do Grêmio visitou o CT da Ulbra e aprovou a infraestrutura.
Gilson Mão de Pilão ressalta a seriedade e celeridade que os responsáveis pelo futebol feminino do Grêmio mostraram na execução da adequação do espaço para receber as meninas.Os gestores, Hans e Gilson Mão de Pilão, explicam que a Ulbra Sport está retomando e inovando vários projetos e também conciliando parcerias com grandes e históricos clubes, como o Grêmio.
A parceria, que vai até o final de 2025, enfatizam, também é uma troca de aprendizados. "As atletas vão receber atendimento de cursos do ensino superior e, ao mesmo tempo, passam toda a expertise do futebol de campo feminino para o curso de Educação Física, por exemplo", diz o Mão de Pilão.
As jogadoras
Representando o grupo das atletas, estavam presentes a zagueira Tuani e a meio-campo Pri Back. As jogadoras do Grêmio terão oportunidade de bolsas de estudo. Também terão orientação e acompanhamento dos cursos da área da Saúde da Ulbra, como Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Odontologia, e também Marketing, entre outros.
A casa nova
O Centro de Treinamento da Ulbra tem três campos: dois de futebol de campo e um de futebol sete.
Está localizado no prédio 50 do campus Canoas, com infraestrutura de salas, três banheiros (feminino, masculino e arbitragem), dois vestiários, cantina e cozinha.
O alojamento das jogadoras do Grêmio tem 17 quartos, um auditório, vestiário e cozinha.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
23
NOVCOMUNIDADE Sábado de atrações na corrida Sunset Run Ulbra 2024 no campus -
21
NOVINOVAÇÃO Reunião promovida pela CACISC e Ulbra lança movimento pela inovação -
21
NOVINICIAÇÃO CIENTÍFICA MIC movimentou 32 projetos dos cursos da Ulbra Cachoeira -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá