Plano de Desenvolvimento
Ulbra inicia processo de reconstrução do PDI 2023-2028
Seminário do PDI 2021 em Carazinho abriu cronograma de atividades
A Reitoria da Ulbra iniciou nesta segunda-feira, 4, com o Seminário PDI 2021, em Carazinho, a reconstrução do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, que terá vigência entre os anos de 2023 e 2028. A primeira etapa para a elaboração do novo documento integra um cronograma da Instituição que prevê encontros com a comunidade acadêmica de todos os campi do Rio Grande do Sul.
Neste primeiro momento, a ideia é trabalhar questões como o papel do PDI, como ele é organizado e qual a visão, missão, princípios, valores, diretrizes estratégicas, eixos e dimensões previstos no Plano 2017-2022. "Este é o momento para que toda a comunidade acadêmica possa buscar o documento, disponível no nosso sistema do autoatendimento, e avaliar o que conseguimos alcançar em relação às metas até agora e o que estamos em processo. Esse é o ciclo do plano, que deve ser planejado, executado, avaliado e replanejado", explicou a Diretora Acadêmica, professora Adriana Ziemer Gallert.
Depois dessa etapa, está prevista uma consulta pública aberta à comunidade acadêmica, na qual as pessoas poderão sugerir, criticar e fazer comentários para a construção do novo PDI. No próximo ano, grupos de trabalho serão criados com representantes dos segmentos de todos os campi para analisar essas respostas e começar a sistematização do novo documento. Em junho de 2022, parte do documento passará pela avaliação do Conselho Universitário (ConsUn).
Na sequência, no segundo semestre, o trabalho será apresentado no Seminário do PDI 2022 para validação do novo texto e posterior aprovação final no ConsUn no mês de dezembro. "Esse novo documento passará a ter vigência a partir de 2023, expressando o que a Ulbra almeja ser para os próximos cinco anos, com uma construção colaborativa e resultado do engajamento de toda a comunidade acadêmica", ressaltou Adriana.
A diretora também lembrou que a Ulbra prima pela realização de um processo democrático, dialógico e participativo na elaboração, revisão e reconstrução do PDI. Nesse processo, a Avaliação Institucional (AI) fornece ferramentas que abastecem a gestão de insumos para o seu planejamento, promovendo o necessário e permanente ciclo de aprimoramento da Universidade. "O ciclo do PDI é reajustado a cada cinco anos, mas a Avaliação Institucional mostra o feedback da comunidade todos os anos, o que colabora para estarmos sempre refletindo sobre as nossas diretrizes institucionais", completou Adriana.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
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