Com transmissão pelo YouTube
Orquestra de Câmara da Ulbra retoma programação de concertos
Desde 2019 sem se apresentar, Orquestra retorna ao palco no dia 1 de agosto
Depois de um ano e meio sem se apresentar por conta da pandemia, a Orquestra de Câmara da Ulbra retoma a programação de concertos com a tradicional série Domingo Clássico, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280, Porto Alegre). O primeiro espetáculo do ano será no dia 1 de agosto, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Orquestra.
Desta vez, a apresentação poderá ser conferida presencialmente somente para convidados, que são basicamente os apoiadores da Orquestra. "Hoje, nós contamos com 120 apoiadores pessoas físicas, que contribuem utilizando parte do Imposto de Renda para a manutenção do grupo. Neste primeiro concerto, por questões de segurança em função da pandemia, faremos presencialmente somente para essas pessoas. Mas a nossa intenção é abrir ao público a partir de setembro, com a capacidade reduzida a um terço da ocupação do Salão Leopoldina", explica o maestro Tiago Flores. Até o final do ano, serão realizados cinco concertos desta série, sempre aos domingos, às 19h, nos dias 1/8, 12/9, 17/10, 7/11 e 5/12.
A retomada da programação marca também o aniversário de 25 anos da Orquestra, fundada em 1996 por Flores. "É um momento muito especial e está sendo muito emocionante voltar a tocar e ensaiar junto depois de tanto tempo", comenta o maestro. Outra novidade é que, ainda neste ano, a Orquestra realizará pelo menos oito Concertos Didáticos para escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre a partir de outubro. Já os Concertos Popularesdevem ser retomados em 2022. "Esses dependem de bilheteria e não podemos arriscar agora, sem patrocínio. Mas já estamos reservando agenda no Araújo Vianna para o ano que vem e teremos boas surpresas para o público", adianta Flores.
Domingo Clássico de Agosto
O concerto do dia 1 de agosto terá obras de compositores russos e ingleses. A apresentação começa com Serenata para cordas, de Vasily Kalinnikov (1866-1901), conhecido por sua vasta obra com características do folclore russo. Em seguida, a Orquestra executa Variações sobre um Tema Folclórico Russo, ainda inédita para o grupo. "Essa peça é interessante, pois nunca foi tocada pela Orquestra antes. São dez variações em cima de um tema folclórico russo, cada uma com um compositor diferente", comenta Flores.
Na sequência do programa, tem o Quarteto nº 1, de Sergei Rachmaninov (1873-1943), compositor, pianista e maestro russo e um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico. Na segunda parte do programa, dois compositores ingleses: John Rutter (1945), com Suite para cordas; e Benjamin Britten (1913-1976), com Simple Symphony -- uma das obras dele mais executadas no mundo.
Raphaela Donaduce Flores
Jornalista
Dona Flor Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
25
SETEntrada franca Orquestra da Ulbra recebe Sofia Aguirre no Domingo Clássico -
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
JUNArte pela solidariedade Orquestra da Ulbra realiza concerto solidário na Comunidade São Lucas
Últimas notícias
-
20
DEZINTEGRAÇÃO Equipe Ulbra Cachoeira recebe devocionários 2025 em confraternização -
20
DEZPRÓ-MEDICINA Ulbra Cachoeira leva estande de saúde para o "Grito da Medicina" -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras