Volta às aulas
Formação Docente traz indicadores da consolidação do modelo pedagógico
Programação encerrou em live na noite desta quinta-feira, 25
Depois de três semanas de trabalho intenso, a Formação Continuada Docente encerrou na noite desta quinta-feira, 25, de forma remota, apresentando indicadores que demonstram a consolidação da proposta pedagógica da Universidade, iniciada em 2015. O objetivo dos encontros, que iniciaram no dia 4 de fevereiro, de acordo com a diretora acadêmica, Adriana Ziemer Gallert, foi trazer à tona temáticas alinhadas com o momento que a Instituição vive, de inovação dos seus conceitos pedagógicos e consolidação do modelo.
Os professores se envolveram, ao longo desses dias, em atividades de pesquisa em documentos do Enade e construção de um plano de ação para o exame, debates relacionados à educação a distância, discussões sobre o Aporte Teórico por Competências (ATC) e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), com relatos de experiências, um momento com a participação do Comitê de Ética falando sobre a relação da pesquisa com a graduação, além de conhecerem as novas ferramentas Google para qualificar os trabalhos.
"Resolvemos compor a programação para que vocês fossem os protagonistas do processo de aprendizagem por meio de metodologias ativas", explicou Adriana no início da live. A noite foi planejada, conforme a diretora, estimulando a interação dos professores. "Não pensamos em dar uma palestra, mas debater e contar com as colocações, perguntas, comentários e críticas de vocês", instigou. Para enriquecer as reflexões, o superintendente de Desenvolvimento Educacional da Aelbra, professor Pedro Antônio González Hernández, foi convidado para a Formação. "A experiência já desenvolvida por vocês em toda essa caminhada é o alicerce mais importante no processo de reestruturação pedagógica, já não mais como um projeto, mas um modelo educacional que a Ulbra está ofertando", destacou.
O reitor da Ulbra, Thomas Heimann, e o vice, Adriano Chiarani, também conversaram com os participantes na abertura. Para Heimann, a Formação fortalece o início de mais um ano letivo. "É importante para entrarmos com os motores quentes e fazermos aquilo que tão bem sabemos fazer, que é uma educação de qualidade", sinalizou. Já Chiarani destacou que a Formação Continuada possui um caráter de troca e compartilhamento de experiências e aprendizados. "A prática pedagógica é mutável e constante", completou.
Consolidação da proposta pedagógica
Com o tema Aprendizagem por Competências: consolidação da Proposta Pedagógica da Ulbra, o encerramento da Formação também foi um momento para compartilhar os resultados de uma avaliação realizada com acadêmicos e professores que buscou identificar se a proposta pedagógica da Universidade estava sendo consolidada. "A Reitoria foi desafiada a mensurar se estávamos realmente vivendo o modelo pedagógico, por isso construímos um instrumento avaliativo que identificou a percepção de alunos e docentes em relação à implementação", explicou Adriana.
Os indicadores avaliados foram: aprendizagem por competências, metodologias ativas, professor mediador, avaliação da aprendizagem, feedback do desenvolvimento de competências e estudante protagonista e autogestor da aprendizagem. Participaram 2.650 estudantes e 250 docentes de 50 cursos da Ulbra. Ao longo da apresentação dos resultados, os docentes participaram ativamente com comentários e perguntas. Em um dos momentos, o docente Paulo Ernesto Scortegagna elogiou o modelo pedagógico criado pela Universidade e questionou quais as competências os docentes deveriam desenvolver para atuar nesse modelo de aprendizagem por competência.
A resposta foi prontamente dada por Hernández. "O professor tem que se dar o direito de desenvolver como competência a capacidade de analisar quais atributos do processo de aprendizagem alinhados com os alunos precisam ser incrementados e eliminados dentro do roteiro de aprendizagem da disciplina", explicou. O superintendente ainda chamou a atenção que, neste modelo, questionar constantemente a atuação não é demérito. "É uma necessidade e está alinhado com o contexto da aprendizagem transformadora", completou.
Durante a live, cada tópico da pesquisa foi comentado por Hernández. No fim do encontro, ele foi provocado pela diretora Adriana a responder, desde o início da caminhada para a construção do modelo pedagógico, em 2015, o que era, como era e como será a Ulbra? "De tantas experiências, foi uma caminhada histórica e será necessário que ela continue a ser construída. Hoje olho para trás e sinto orgulho e gratidão. Agora é conviver e transmitir essa vivência", afirmou. Hernández desejou um tranquilo início de semestre aos alunos e professores. "Que consigamos dar aos estudantes confiança com responsabilidade, proteção e acolhimento durante o momento crítico da pandemia que vivemos", completou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
27
JULAções Afirmativas Ulbra trata da transversalidade das culturas afro-brasileira e indígena
Últimas notícias
-
21
NOVINOVAÇÃO Reunião promovida pela CACISC e Ulbra lança movimento pela inovação -
21
NOVINICIAÇÃO CIENTÍFICA MIC movimentou 32 projetos dos cursos da Ulbra Cachoeira -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVINTEGRAÇÃO Evento "Vem Pra Ulbra Cachoeira" reúne estudantes do ensino médio