No contexto da pandemia
Formação Docente debate fé, contemporaneidade e novas metodologias
Encontros aconteceram de forma virtual ao longo da semana
A segunda etapa da Formação Continuada Docente 2020 da Ulbra, com foco no tema Recriar-se como Professor no Contexto da Pandemia, continuou trazendo diversos debates ao longo desta semana. Em formato 100% virtual, os encontros são interativos com espaço para comentários, questionamentos e apontamentos de professores participantes.
No último dia 14, segunda-feira, a discussão ficou a cargo da Pastoral da Ulbra trazendo o tema Tudo mudou, nada mudou --- Reflexões sobre Fé e Contemporaneidade. A abertura da live foi comandada pelo capelão da unidade de Guaíba, Peterson Machado, entoando a canção de Lulu Santos, Como uma Onda no Mar, em voz e violão. Em seguida, o capelão da Ulbra Torres, Gerson Prates, e o capelão da unidade de Cachoeira do Sul, Adalberto Gross, mediaram o encontro.
O debate foi conduzido pelo capelão da Ulbra Canoas, Mário Fukue, e pelo capelão geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm. "As coisas podem estar meio bagunçadas ou confusas, mas, se temos referências que nos norteiam, podemos caminhar com mais segurança", disse Wolfgramm.
Educação virtual e metodologias ativas
Na última quarta-feira, 16, foi a vez de iniciar a primeira parte dos debates sobre Metodologias e avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia. O devocional foi proferido pelo Capelão de Cachoeira do Sul, Adalberto Gross, trazendo perspectivas sobre a sabedoria infinita de Deus.
A professora da Ulbra Canoas, Rozimere Pereira compartilhou suas vivências integradas em escolas de ensino básico, trazendo para a pauta o acesso às linguagens tecnológicas. Ela conta que, durante esse período de pandemia, conduziu um trabalho de criação de avatares virtuais com seus alunos para expressar as ideias e pensamentos. "Os avatares não são só uma forma ou imagem de si, é muito mais do que isso, são identidades", completou. Em seguida, a docente da Ulbra Gravataí, Marione Rheinheimer, falou sobre metodologias ativas em tempos de COVID.
Na quinta-feira, 17, aconteceu a segunda parte do encontro com mediação da diretora acadêmica da Ulbra, Adriana Ziemer Gallert. O professor do curso de Direito da Ulbra Torres, Ádamo Dias, falou sobre o seu método pedagógico e multimetodológico chamado Jogos Vorazes. "Ele consiste, basicamente, em colocar a turma dividida em grupos, que vão competir entre si. No final, eu faço uma gamificação como se eles estivessem em um escritório de advocacia para termos as métricas de resultado", comentou.
Em seguida, a docente do curso de Pedagogia e colaboradora do NAD/NADI, Vaneksa Ratund, debateu sobre o uso de ferramentas tecnológicas na gestão pedagógica e na direção de escolas. O professor de Administração do campus Torres, Rogério Filho, também abordou o uso das novas tecnologias e metodologias ativas em suas disciplinas virtuais.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
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