No contexto da pandemia
Formação Continuada Docente abre debatendo a recriação dos professores
Encontro aconteceu de forma online e reuniu cerca de 500 professores
Nesta quarta-feira, dia 2, iniciou a segunda etapa da Formação Continuada Docente da Ulbra com o tema Recriar-se como Professor no Contexto da Pandemia. O encontro aconteceu de forma online, através de live no Youtube, e teve a abertura conduzida pelo capelão-geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm, e o capelão da unidade de Gravataí, Rafael Nerbas. Juntos, conduziram uma palavra de reflexão sobre o isolamento social e as possibilidades de ser professor durante a pandemia.
A coordenadora Acadêmica da Ulbra, Adriana Gallert, relembrou a primeira fase da formação que ocorreu em agosto, de forma assíncrona através de Google Sites informativos. Nessa segunda etapa, os encontros acontecem de forma síncrona trazendo conversas e debates. "Aqui, temos a oportunidade da reflexão, da crítica e do questionamento em relação ao nosso processo de ser professor, qualificando-o, portanto, enquanto trabalho docente", destacou.
A mediação da Formação ficou por conta do reitor da Ulbra, Thomas Heimann, que proferiu seus agradecimentos à equipe acadêmica pela preparação da atividade. "Isto é a concretização da nossa missão de ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora", destacou. O reitor apontou, ainda, a velocidade e expertise da Universidade em conseguir avaliar o cenário de saúde e optar pela segurança de todas, oficializando a migração das aulas para o formato remoto.
Recriar-se como professor no contexto da pandemia
O debate foi conduzido pelo diretor de Desenvolvimento Educacional da Aelbra, professor Pedro Hernández, que trouxe dados sobre o calendário acadêmico da Instituição, com base nas novas diretrizes do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação. "Recriar-se em função da pandemia é uma reação perante uma situação, mas recriar-se como professor é um desafio diário. A presencialidade das relações foi interrompida, mas o nosso processo pedagógico não, e isso é grandioso", comentou.
As normativas acadêmicas da Ulbra durante o período de emergência em saúde decorrente da pandemia relacionada à COVID-19 também fizeram parte da fala do diretor. Segundo ele, todas as diretrizes para a realização das atividades pedagógicas e a metodologia de ensino serviram como eixo norteador para a finalidade do processo educativo, focado nos direitos, objetivos e minimização de impactos.
Por fim, o encontro teve espaço para questionamentos e apontamentos da comunidade docente da Ulbra.
A programação da segunda etapa da Formação Continuada Docente segue ao longo de todo o mês.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
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