Lição de vida
Aluno de 94 anos estudará Direito Médico na pós-graduação da Ulbra
"O que vou levar desse mundo é só o conhecimento", diz Simão Sklar
Nas paredes da memória está quase um século de vida. No próximo Natal, dia 25, ele completa 95 anos. O presente que distribui é a lição de que, para voltar a estudar, não tem idade. Simão Sklar está matriculado no curso de pós-graduação de Direito Médico da Saúde da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para 2020/1.
"Meu lema é educação. Quero sempre aprender. Quando eu partir, o que vou levar desse mundo é só o conhecimento", afirma. A formatura em Direito na Ulbra de Cachoeira do Sul foi em janeiro de 2019. Quando voltou a estudar, aos 86 anos, estava há quase 70 anos fora da escola.
Medicina e Direito
E Sklar quer continuar estudando. Segue para uma especialização que une complexas relações jurídico-legais com a área médica. Um dos motivos é que, em 1943, ele estava se preparando para o vestibular de Medicina quando foi chamado pelo Exército. Por pouco não participou da 2ª Guerra Mundial. Mas ficou por mais de dois anos de prontidão.
O novo aluno de pós-graduação da Ulbra também repassa aos jovens sua experiência de vida. "Faço palestras em colégios sobre educação", ressalta. "Esta é a base de tudo. Meu maior orgulho é quando algumas pessoas que me encontram dizem que voltaram a estudar seguindo meu exemplo", confessa.
Na formatura em Direito, Simão Sklar recebeu o diploma doo filho José Luiz Sklar, também advogado, e foi homenageado por oradores e paraninfos.
Ocupar a mente
Sklar casou aos 18 anos e, após quase 70 anos de união, a esposa faleceu. Ele ficou 60 dias isolado. "Para ocupar o tempo e a mente, a minha escolha foi a educação." Decidiu seguir em frente. Voltou a estudar e se formou em Direito na Ulbra. "Estudo é esforço. Inteligência todos temos. É preciso colocar vontade no que queremos realizar", ensina.
Filho de pais judeus, vindos da Rússia, nasceu carioca, mas construiu a história de vida em terras gaúchas. Aluno aplicado na graduação da Ulbra, com nota máxima no trabalho de conclusão, garante que pretende continuar aplicado no curso de especialização.
Marcelo Miranda
Jornalista - MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
21
NOVINOVAÇÃO Reunião promovida pela CACISC e Ulbra lança movimento pela inovação -
21
NOVINICIAÇÃO CIENTÍFICA MIC movimentou 32 projetos dos cursos da Ulbra Cachoeira -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVINTEGRAÇÃO Evento "Vem Pra Ulbra Cachoeira" reúne estudantes do ensino médio
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
18
NOVRESPONSABILIDADE SOCIAL Psicologia da Ulbra apoia projeto da Comarca de Cachoeira do Sul -
18
NOVINOVAÇÃO CACISC e Ulbratech trazem debate sobre Ecossistemas Regionais de Inovação -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes