Parceria para alunos e servidores
Ulbra assina acordos de cooperação com Seapen e Susepe
Estão previstos estágios curriculares e descontos nas mensalidades
Com o objetivo de aproximar o Poder Executivo e a academia, foram assinados, na tarde desta segunda-feira, 30 de setembro, dois acordos de cooperação técnica entre a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre, e contou com a presença de servidores da área da segurança, entre eles delegados e corregedores, além de gestores da Ulbra.
O primeiro acordo de cooperação técnica prevê a realização de estágios curriculares obrigatórios dos cursos em casas prisionais do estado, promovendo assistência aos apenados. Participarão do termo de cooperação alunos dos seguintes cursos: Agronomia, Arquitetura, Design de Moda, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Automotiva, Estética, Letras-Inglês e Literaturas da Língua Inglesa, Pedagogia, Psicologia, Medicina Veterinária e Serviço Social.
Já o segundo acordo visa garantir o desconto de 10% nas mensalidades da Rede Ulbra, em todas as unidades do Rio Grande do Sul, da educação básica à pós-graduação, tanto na modalidade presencial quanto na EAD. O benefício é para servidores e seus dependentes, com exceção para o curso de Medicina.
Em sua fala, o reitor Ricardo Willy Rieth destacou a importância da assinatura do acordo, afirmando que o encaminhamento adequado da questão prisional para nosso estado e país é condição para que a nossa sociedade alcance patamares mais elevados de justiça e desenvolvimento. "A Universidade não poderia se furtar de participar, de diferentes formas, deste grande esforço conjunto. Temos professores e acadêmicos que atuam no sistema penitenciário e gostaríamos de levar formação de qualidade, também, para os nossos apenados, criando no contexto prisional uma comunidade acadêmica, já que nós esperamos, também, cada vez mais servidores da área da segurança estudando conosco, nos diferentes níveis de ensino."
O secretário da Administração Penitenciária, César Faccioli, salientou que há dois destinatários dessas cooperações, "um deles são nossos servidores, que terão a oportunidade de buscar ainda mais qualificação. E o outro são os presos, de quem temos a missão de garantir a ordem e a disciplina, mas também de reciclar suas trajetórias. Para que essa mudança aconteça, é fundamental o aprimoramento constante do servidor e também a atuação de acadêmicos dentro do sistema prisional".
O superintendente da Susepe, César da Veiga, falou sobre a relevância dos termos firmados que possibilitam a qualificação dos servidores penitenciários, e, também, proporcionam aos acadêmicos, uma visão sistêmica de como funciona o sistema prisional.
Ambos os acordos têm o prazo de dois anos de vigência, renováveis por período igual e sucessivo. Também participaram do evento o pró-reitor de Planejamento e Administração José Paulinho Brand, o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, o diretor do campus Porto Alegre, Sergio Roberto Lima Lorenz, o coordenador do polo EAD Porto Alegre, Tedy Lanes, o gerente Administrativo do campus Canoas, Alexandre Berton, e o professor Paulo Bogado.
Adriana Marques
Jornalista - MTb. 8.354
Assessora de Comunicação e Marketing - Ulbra
Notícias relacionadas
-
11
JULPROJETO MEDICINA Medicina da Ulbra Cachoeira terá formação docente inovadora -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZINTEGRAÇÃO Equipe Ulbra Cachoeira recebe devocionários 2025 em confraternização -
20
DEZPRÓ-MEDICINA Ulbra Cachoeira leva estande de saúde para o "Grito da Medicina" -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras