Gestão
Universidade terá mudanças administrativas e estruturantes
Medidas foram anunciadas durante reunião do ConsUn
Nos próximos dias, a Universidade Luterana do Brasil estará iniciando o processo de reorganização nas áreas diretivas e estruturantes da Instituição. As medidas foram anunciadas pelo reitor Ricardo Willy Rieth durante a reunião ordinária do Conselho Universitário, ocorrido no dia 18 de setembro, no Plenarinho, na Ulbra Canoas.
Haverá substituições nas direções de cinco campi do Rio Grande do Sul, criação da Chefia de Gabinete da Reitoria, que será coordenada pelo docente Gustavo Hasse Becker, até então diretor de Extensão, extinção da Diretoria de Assuntos Comunitários, que será absorvida pela Diretoria de Extensão e remodelada como Coordenadoria de Assuntos Comunitários, além da criação da Gerência Administrativa sob a gestão da Pró-reitora de Planejamento e Administração. Será criada, também, a Diretoria de Relações com o Mercado, tendo como diretor, Adilson Ratund. Essa nova área tem como principal objetivo reconectar a Ulbra com o mercado. Também foi apresentado o Programa Ulbra Empresas, que possibilita a criação de produtos personalizados e soluções completas para levar mais praticidade e eficiência para o dia a dia da educação corporativa, com gestor exclusivo para um atendimento personalizado.
Os novos diretores de campi são: Leonardo Haerter dos Santos, do campus Canoas; Augusto Frederico Kirchhein, do campus Gravataí; Mauro Luiz Cervi, do campus Santa Maria; Eltton Zielke, do campus São Jerônimo e Daniel Pereira Cardoso de Brum, do campus Torres. As direções dos campi Cachoeira do Sul, Carazinho, Guaíba e Porto Alegre e da Educação a Distância seguem sob as mesmas administrações.
O processo de transição terá início imediato e deverá estar finalizado nas próximas semanas. Débora Borges Thomas, Erivaldo Diniz de Brito e Jane Ferreira Picarelli receberam o agradecimento do reitor Rieth, em nome da Ulbra, pelos serviços prestados nos cargos de diretores dos campi de Torres, Canoas e São Jerônimo. Suas novas atividades na Instituição serão anunciadas após o período de transição e posse dos seus substitutos nas respectivas unidades.
Complementam a lista de diretores dos campi os gestores Rogério Vilnei Brandt, de Cachoeira do Sul; Gilmar Mantovani Maroso, de Carazinho; Marcelo Muller, de Guaíba; Orlando Mario Konrad, de Porto Alegre e Attila Elod Blesz Júnior, da Educação a Distância.
De acordo com o presidente do ConsUn e reitor Ricardo Willy Rieth, as mudanças no organograma e alterações funcionais são decorrência do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Rieth destacou que o Plano foi elaborado com a participação de milhares de docentes, estudantes, egressos, funcionários técnico-administrativos e comunidade civil e empresarial ao longo de 2016 e implementado a partir do ano passado. "Novas estruturas, funções e competências, estas associadas aos perfis dos gestores, tornam-se impositivas a partir da dinâmica gerada pelas metas e ações do PDI, que impulsionam a Ulbra a reinventar-se como comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, que tem por horizonte a excelência acadêmica e administrativa". Dentre as decorrências do PDI de maior alcance, o reitor destaca a reestruturação pedagógica de todos os cursos, o foco no relacionamento com clientes diversificados, associado à interação diuturna com o mercado, e o modelo integrador de educação continuada.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Tags
Notícias relacionadas
-
30
MARPor unanimidade Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2028 é aprovado -
07
OUTPlano de Desenvolvimento Ulbra inicia processo de reconstrução do PDI 2023-2028 -
18
NOVRelações Internacionais Universidade recebe visita do diretor do Instituto Cervantes -
11
OUTQualidade de Ensino Seminário de Acompanhamento PDI 2019 e Perspectivas para 2020 em Torres
Últimas notícias
-
20
DEZINTEGRAÇÃO Equipe Ulbra Cachoeira recebe devocionários 2025 em confraternização -
20
DEZPRÓ-MEDICINA Ulbra Cachoeira leva estande de saúde para o "Grito da Medicina" -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras