Pibid
Pibid é apresentado à comunidade acadêmica em Canoas
Teleconferência incluiu Cachoeira do Sul e Santa Maria
Incentivar o magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica. Sob essa proposta, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) aderiu ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), apresentado à comunidade acadêmica de Cachoeira do Sul, Canoas e Santa Maria no último dia 13.08. O lançamento aconteceu em Canoas, mas os outros dois municípios participaram do evento por teleconferência. Entre estudantes, professores e bolsistas estavam presentes a coordenadora Institucional do Pibid na ULBRA, professora Graziela Macuglia Oyarzabal, a secretária adjunta de Educação de Canoas, Isabel Pogetti e o pró-reitor de Graduação, Ricardo Willy Rieth.
A estudante do curso de licenciatura em Matemática, Neide Alves Schaeffer, está no 6° semestre e faz parte do Programa como bolsista. Ela, que já é professora no ensino fundamental no Estado, está feliz em fazer parte desse investimento na Educação. "Apoio financeiro sempre é bem-vindo, pois ajuda a pagar a faculdade. Além disso, nos faz por em prática o que aprendemos em sala de aula. Para mim, que já sou professora, é a confirmação de uma realização pessoal e profissional, pois sempre gostei de dar aulas, mesmo sabendo das condições e do baixo salário", finaliza a bolsista.
Ao todo, as equipes de nove áreas do conhecimento foram formadas por aproximadamente 120 estudantes de graduação. Também participam cerca de 20 professores das escolas públicas conveniadas (supervisores), além dos coordenadores de área (professores da Universidade). Para integrar o programa, cada membro das equipes receberá uma bolsa mensal da Capes. Os alunos receberão R$ 400,00 por, no mínimo, 8 horas semanais de atividades na escola; já os supervisores têm bolsa de R$ 765,00.
O que é o Programa
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado para oferecer bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. "Temos várias esferas atuando no Programa: iniciativa pública, universidade, escolas e os bolsistas indo ao encontro dos alunos na sala de aula". É o que ressalta o pró-reitor Ricardo Rieth, que ainda diz que o Programa é uma iniciativa importante da Capes.
A intenção do Pibid é unir as secretarias municipais de educação e a Universidade, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4.
Canoas tem nove escolas no Pibid
Nove escolas, das 42 unidades da rede municipal de Canoas, irão receber bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência por intermédio do convênio firmado no último dia 24. A parceria entre prefeitura e ULBRA acontece porque o município tem como premissa a responsabilidade pela qualidade do ensino na rede de educação. Nessa direção, a autonomia e fortalecimento da gestão dos processos educacionais, o aprimoramento dos profissionais; o crescimento epistemológico, social e cultural dos alunos e a integração entre a mantenedora e demais instituições que compõem o cenário educacional canoense se constituem como redes desencadeadoras de múltiplas ações. "O Pibid vem ao encontro daquilo que os educadores falavam no início da formação: 'A universidade precisa estar com a cara na realidade, de oxigenar a escola, trazendo os alunos ao contato direto da unidade de ensino'", disse a secretária adjunta de Educação do município, Isabel Pogetti.
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZINTEGRAÇÃO Equipe Ulbra Cachoeira recebe devocionários 2025 em confraternização