Recredenciamento
Ulbra a um passo do recredenciamento
Decisão foi unânime no Conselho Nacional de Educação
O reitor Marcos Fernando Ziemer reuniu o colegiado de gestores das áreas acadêmicas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), nesta tarde (6 de junho), para anunciar uma decisão fundamental e histórica do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, em Brasília, no processo de recredenciamento da universidade para o ciclo dos próximos cinco anos. Trata-se de um requisito central para a acreditação de universidades no sistema de ensino superior brasileiro. De acordo com a súmula do parecer 205/2016, publicada no Diário Oficial da União do último dia 3 de junho, o CNE aprovou por unanimidade o pedido de recredenciamento protocolado pela universidade.
Conforme o reitor Ziemer, a aprovação unânime dos membros do CNE representa a melhor notícia recebida pela Universidade nos últimos anos. "Após 27 anos do seu credenciamento como Universidade, pela primeira vez a Ulbra recebe oficialmente este parecer favorável. Isso demonstra que atendemos todas as exigências legais e normativas e que a qualidade pedagógica é considerada positiva pelo MEC, e podemos seguir trabalhando com segurança para o futuro." Marcos Ziemer agradeceu o empenho de todo o corpo administrativo e acadêmico pela seriedade no seu trabalho, que qualifica os processos de gestão e o ensino ofertado pela Instituição.
O pró-reitor Acadêmico Pedro Antônio González Hernández ressaltou que esta conquista ocorreu porque todos os setores da Instituição trabalham com um único foco: a busca da excelência do ensino.
Uma última etapa formal prevê a apreciação e homologação do parecer pelo Ministro da Educação, com posterior assinatura e publicação da portaria de recredenciamento da universidade.
A Reitoria agradeceu aos gestores presentes ao encontro de hoje e, também, aos diretores das nove unidades de ensino superior da Ulbra no Rio Grande do Sul, que acompanharam a fala do reitor por teleconferência e no local.
Documento oficial
O secretário executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE), Rodrigo Lamego de Teixera Soares, assina a Súmula de Pareceres da Reunião Ordinária dos dias 4, 5, 6 e 7 de abril de 2016, publicada na edição nº 105 do Diário Oficial da União (DOU), de 3 de junho, na seção 1, página 22.
Pelo documento, oriundo do Conselho Nacional de Educação /Câmara de Educação Superior, datado de 2 de junho de 2016, o relator Erasto Fortes Mendonça registrou o voto favorável ao recredenciamento por cinco anos, conforme a Portaria Normativa nº 2 de 4/1/2016, como a exigência avaliativa prevista no artigo 10, § 7º, do Decreto nº 5.773/2006, com redação dada pelo Decreto nº 6.303/2007. A aprovação na Câmara ocorreu por unanimidade.
O reitor concedeu entrevistas sobre o tema, ontem, ao final da tarde. Ao jornalista Luiz Gustavo Bivis, no Programa Conexão RS da Ulbra TV, após comentar o Vestibular da Ulbra realizado no domingo, 5 de junho. Acesse aqui para assistir. Ao jornalista Gustavo Victorino, no programa Pampa na Tarde, da Rádio Pampa. Clique aqui para ouvir.
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - Mtb 5.785
Notícias relacionadas
-
21
NOVINOVAÇÃO Reunião promovida pela CACISC e Ulbra lança movimento pela inovação -
21
NOVINICIAÇÃO CIENTÍFICA MIC movimentou 32 projetos dos cursos da Ulbra Cachoeira -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVINTEGRAÇÃO Evento "Vem Pra Ulbra Cachoeira" reúne estudantes do ensino médio
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
18
NOVRESPONSABILIDADE SOCIAL Psicologia da Ulbra apoia projeto da Comarca de Cachoeira do Sul -
18
NOVINOVAÇÃO CACISC e Ulbratech trazem debate sobre Ecossistemas Regionais de Inovação -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes