Aprendizagem
Reitor destaca atenção especial às práticas pedagógicas em 2016
Marcos Ziemer enfatiza a dedicação à eficácia na aprendizagem
Definitivamente, o ano de 2016 será o momento de a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) avançar na discussão das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da Instituição. A afirmação é do reitor Marcos Fernando Ziemer, ao citar que a inovação pedagógica traz novas formas de educar em um mundo onde a informação, as redes sociais e as revoluções tecnológicas propiciam um aprendizado diferenciado. "Temos como grande desafio colocar a Ulbra como uma instituição diferenciada, comprometida, inovadora e que seja, de fato, eficaz na aprendizagem que oferece aos seus alunos."
Ziemer ressalta a discussão interna que está ocorrendo na Ulbra sobre uma nova proposta pedagógica que venha ao encontro das novas gerações, que aprendem de forma diferente. "Queremos trazer para dentro da sala de aula metodologias ativas que proporcionem uma formação sólida ao nosso aluno, entendendo-o como alguém que já vem com uma referência de conectividade, que já nasceu dentro de um ambiente de rede. É um grande desafio, estamos atentos a isto para reconstruirmos o nosso fazer pedagógico", afirmou.
Na noite de 17 de fevereiro, ocorreu o Encontro de Formação Pedagógica 2016 - Módulo I, na Ulbra Canoas, com a presença dos professores da graduação e pós-graduação do campus e transmitido por teleconferência para as outras oito unidades da Universidade no Rio Grande do Sul e demais campi da Aelbra, mantenedora da Ulbra, no Brasil. Durante o evento, a palestra principal tratou do tema O Protagonismo do Aluno em seu Processo de Formação com Metodologias Ativas, Avaliação Contínua e o Papel Mediador do Professor. Na oportunidade, o reitor destacou que a formação pedagógica é uma opção estratégica e visa, além da qualificação e capacitação dos docentes, ao encantamento dos alunos pela Instituição.
Volta às aulas
Sobre o início do ano letivo, Ziemer lembrou que as aulas se iniciaram nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro. A Instituição se preparou para que os alunos novos e os veteranos possam iniciar seus estudos em um ambiente agradável, com atenção à infraestrutura e ao planejamento acadêmico. "Primamos sempre pela qualidade no ensino", afirmou Ziemer. No Rio Grande do Sul, 25 mil alunos estarão estudando nos cursos presenciais nos campi de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo e Torres. Já nos cursos a distância, 15 mil acadêmicos estarão acompanhando as aulas no ambiente virtual, em polos de apoio educacional distribuídos em 20 estados brasileiros.
Esses números ainda crescerão, segundo Marcos Ziemer, pois serão realizadas matrículas dos aprovados nos Vestibulares Extras dos campi e polos EAD e também dos selecionados no Ingresso Extravestibular, que está com inscrições abertas até o dia 26. E se aproxima o período das matrículas dos selecionados que obtiverem o Fies e o Prouni para 2016.
"Muitos jovens estão iniciando seus estudos na Ulbra ou retomando conosco a sua vida acadêmica que estava temporariamente parada, porque, na Ulbra, eles têm a oportunidade de se candidatar e serem selecionados nos programas de bolsas do Prouni/Proies ou de financiamento, como CrediUlbra (link), crédito próprio, e o Fies (link), financiado pelo governo federal.
Comunidade
Sobre a presença da Ulbra na comunidade, a partir dos seus projetos sociais e de extensão, a Instituição visa mudar para melhor a realidade das populações onde está inserida, com cada um dos seus cursos atuando na sua área de conhecimento. "Vamos prosseguir com esse compromisso em 2016. Isso complementa o trabalho de ensino e pesquisa que é realizado, é nossa missão institucional, e a comunidade sempre terá as portas da Universidade abertas para essa integração." Já a Ulbra também promove em suas unidades eventos, cursos de extensão e atividades diversas que são abertas à participação da sociedade.
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - Mtb 5785
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
21
NOVINOVAÇÃO Reunião promovida pela CACISC e Ulbra lança movimento pela inovação -
21
NOVINICIAÇÃO CIENTÍFICA MIC movimentou 32 projetos dos cursos da Ulbra Cachoeira -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVINTEGRAÇÃO Evento "Vem Pra Ulbra Cachoeira" reúne estudantes do ensino médio