Rede de Escolas
Hiltrud Elert é finalista do 18º Prêmio Educação RS
Educadora da Ulbra concorre na categoria profissional
Indicada pela Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), a diretora do Colégio Ulbra Especial Concórdia, professora Hiltrud Elert é um dos três finalistas do Troféu Pena Libertária 2015, distinção concedida pelo Sindicato dos Professores de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro RS) com o intuito de valorizar a educação e seu papel na construção da cidadania.
Graduada em Comunicação Social, pela PUCRS (1982) e em Fonoaudiologia pela Ulbra (2000), Elert teve seu primeiro contato com a realidade de pessoas surdas ainda nos anos de 1980. Na época, trabalhava em uma clínica especializada em Fonoterapia, ambiente no qual passou a se familiarizar com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com a silenciosa luta dos surdos por mais direitos.
A paixão pela docência já existia e, em 1999, veio a oportunidade de exercê-la. Por meio de um estágio no Colégio Ulbra Especial Concórdia, a então fonoaudióloga escolar intensificou seu trabalho e conquistou a admiração dos alunos e seus familiares, bem como o respeito de colegas e da equipe diretiva da escola. Pelo seu trabalho e dedicação, foi convidada para assumir a direção da Instituição no ano de 2004. Uma experiência transformadora, conforme ela mesma garante. "Toda vez que venho à Escola, aprendo uma nova lição. Hoje, eu valorizo todas as pequenas conquistas, cada segundo de vida", afirma Hiltrud.
Em sua gestão, o colégio assumiu o bilinguismo (Português/Libras) como filosofia e sediou o primeiro curso de pós-graduação da Ulbra em Educação para Surdos. O desafio era definir os rumos de uma unidade básica de ensino sem fins lucrativos e voltada ao atendimento de crianças e jovens surdos oriundos de famílias carentes de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil.
Mesmo em tempos difíceis, a professora não hesitou e seguiu lutando pela pauta da inclusão. Em 2005, veio o reconhecimento. Junto de amigos e colaboradores, foi homenageada pela Assembleia Lesgislativa do Estado do Rio Grande do Sul com o Troféu Paulo Brum de Cidadania. No ano seguinte, foi contemplada com o Prêmio Solidariedade da Câmara Municipal de Porto Alegre, uma honraria concedida a ela em vista dos relevantes serviços prestados pela Universidade Luterana do Brasil à comunidade porto-alegrense. Em 2014, foi prestigiada com a Comenda do 11º Batalhão da Brigada Militar da Capital por sua importante contribuição e apoio à missão constitucional do órgão.
Graças aos seus esforços, o Colégio Ulbra Especial Concórdia continua sendo um centro de referência em seu segmento educacional, tendo papel decisivo para a realização do XII Encontro de Escolas de Surdos do RS, que em defesa da inclusão social, reuniu 37 instituições especiais no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa gaúcha.
Hoje, além de dirigir a escola que aprendeu a amar, Elert é mestre em Educação pela Ulbra Canoas.
Neste ano, a Universidade Luterana do Brasil e sua mantenedora totalizaram três das 54 indicações submetidas a comissão julgadora do prêmio. Além da professora, O Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (Ciepre) e o Programa Convivendo e Aprendendo foram indicados para a categoria projeto, porém não chegaram à final.
Prêmio Educação RS 2015
A partir desta sexta-feira, 18 de setembro, todos filiados junto ao Sinpro RS poderão ajudar a definir os vencedores da premiação, que serão escolhidos levando em consideração a opinião dos associados e da comissão avaliadora do evento. Os docentes sindicalizados terão a oportunidade de escolher os seus favoritos mediante votação online, processo realizado através de consulta popular por e-mail a ser enviado pelo sindicato. Os resultados serão divulgados no dia 7 de outubro, na página do órgão de classe. A cerimônia de laureação ocorrerá no dia 16 do mesmo mês, na sede da entidade (Av. João Pessoa, 919, em Porto Alegre | Telefone (51) 4009 2900). Para mais informações, acesse www.sinprors.org.br/premio.
Marcus Perez
Jornalista- Mtb 0017602
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
27
JULAções Afirmativas Ulbra trata da transversalidade das culturas afro-brasileira e indígena
Últimas notícias
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZINTEGRAÇÃO Equipe Ulbra Cachoeira recebe devocionários 2025 em confraternização