Célia Scapin Duarte
Professora é a primeira enfermeira doutora do litoral norte
Coordenadora de curso alcança objetivo profissional
A coordenadora do curso de Enfermagem da ULBRA Torres, professora Célia Scapin Duarte, acaba de alcançar mais um objetivo profissional, que encheu de orgulho sua família, alunos, colegas e a direção da Universidade. Em abril deste ano, titulou-se doutora em Ciências da Saúde, consolidando uma carreira acadêmica que iniciou em 1997, quando concluiu a graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Em 2000, formou-se em Saúde Comunitária e, seis anos depois, tornou-se mestre em Saúde Coletiva.
Célia defendeu sua tese em Ciências da Saúde no dia 15.04 deste ano, com o título: “Acurácia da ressonância magnética no diagnóstico de suspeitas de lesões de mama: revisão sistemática quantitativa e metanálise”.
Primeira enfermeira do Litoral Norte gaúcho a concluir doutorado, a professora ressalta em sua tese a importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama, a partir do uso de ferramentas mais precisas para a efetivação desse diagnóstico, especialmente para as mulheres com alto risco para a doença.
O objetivo do estudo foi avaliar a acurácia da ressonância magnética no diagnóstico de lesões de mama em mulheres de alto risco para este tipo de câncer. Por ser uma técnica precisa, possibilita aos médicos a investigação diagnóstica de lesões de alto risco para o câncer de mama, não sendo invasiva e sim bem tolerada entre as pacientes.
O artigo da professora doutora Célia Scapin Duarte está publicado na revista Pesquisas sobre o tratamento do Câncer (Breast Cancer Research and Treatment), disponível na PubMed.
(Paula Medeiros - ACS ULBRA Torres)
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
27
JULAções Afirmativas Ulbra trata da transversalidade das culturas afro-brasileira e indígena
Últimas notícias
-
21
NOVINOVAÇÃO Reunião promovida pela CACISC e Ulbra lança movimento pela inovação -
21
NOVINICIAÇÃO CIENTÍFICA MIC movimentou 32 projetos dos cursos da Ulbra Cachoeira -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVINTEGRAÇÃO Evento "Vem Pra Ulbra Cachoeira" reúne estudantes do ensino médio