Equoterapia como Tratamento de Distúrbios Neuropsicológicos
O projeto de Equoterapia é um trabalho que está completando 13 anos de atividade onde muitas crianças e adultos da comunidade foram e continuam sendo beneficiados por este programa, fruto de uma parceria entre o 13º GAC de Cachoeira do sul e da Universidade Luterana do Brasil.
Este projeto tem o objetivo de oferecer atendimento fisioterapêutico a crianças com deficiências, através da Equoterapia, que utiliza cavalos como motivadores terapêuticos.
O programa de equoterapia proporciona ao aluno articular teoria e prática na integração ensino-serviço-comunidade, constituindo, assim, o tripé ensino-pesquisa-extensão, os alunos aprendem uma nova abordagem de tratamento, atendem, colocando este conhecimento em prática, e são estimulados a realizar estudos científicos a partir dos atendimentos realizados.
A cada semestre, este projeto é amplamente divulgado no curso de Fisioterapia, e os alunos convidados a participar. Aos alunos interessados, é oferecido a cada início de semestre um curso de capacitação, teórico e prático, com duração de oito horas, para que os alunos estejam aptos a atuar no atendimento a pacientes. No início de cada semestre, 12 pacientes são avaliados pelos alunos e posteriormente são atendidos em sessões com duração de 30 minutos, realizadas uma vez por semana. Ao final do semestre, os alunos elaboram um parecer final, que é anexado ao prontuário de cada paciente, que evidencia as atividades realizadas e a evolução obtida pelo paciente durante este período. Além disso, é solicitado aos acadêmicos que realizem um estudo de um dos casos que estão atendendo para ser apresentado em eventos da Universidade.
Durante estes 13 anos, muitos eventos e atividades foram promovidos pela equipe da equoterapia, que sempre contaram com o apoio e patrocínio de entidades públicas e privadas que acreditam e reconhecem o destaque deste trabalho dentro da comunidade, trabalho este que vemos refletido nas inúmeras reportagens veiculadas na imprensa local e na programação de rádios e televisão local, que projetam o nome da nossa Instituição como mediadora de um trabalho que proporciona aos alunos o desenvolvimento de valores, atitudes, habilidades e competências como: respeito, ética, sensibilidade, empatia, compromisso, responsabilidade, entre outras qualidades necessárias para uma formação integral de profissionais das áreas humanas e da saúde, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Fisioterapia.