ENSINO 01/12/2023 14:21
Olimpíada nacional premia alunos do Colégio de Aplicação
Competição de Astronomia aberta às escolas públicas e privadas
A 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA/2023) premiou os melhores colocados nas provas escritas. Quatro estudantes do Colégio Ulbra de Aplicação, de Itumbiara (GO), foram premiados entre os participantes. A premiação foi entregue no último dia 28/11/2023, às 17h, no auditório da escola.
A OBA é a maior olimpíada científica do Brasil, aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Estes devem, preferencialmente, participar voluntariamente, explica a diretora.
Conforme informou Marilza Borges Arantes, supervisora escolar do Ensino fundamental -- Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Ulbra de Aplicação, as provas da OBA/2023 foram realizadas exclusivamente na forma presencial, dentro da escola, sob supervisão dos professores aplicadores.
Conteúdos
Na entrega das medalhas aos alunos do Colégio de Aplicação estavam presentes alunos participantes da olimpíada, professores, pais, alunos premiados, diretora Lorraine Rosa Leal e capelão do colégio. A organização foi realizada pela supervisora escolar Marilza Borges Arantes. Todos os alunos receberam certificados de participação.
Entre os conteúdos exigidos nas provas da olimpíada estavam nome e características (composição, atmosfera, tamanho, distância ao Sol) de planetas e satélites naturais; rotação e translação da Terra; estações do ano; movimento das estrelas na esfera celeste (direções em que uma estrela nasce e põe e sentido do movimento).
Níveis
A olimpíada é dividida em quatro níveis - os três primeiros são para alunos da educação primária e o quarto para os da educação secundária. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.
O objetivo da OBA é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens. Também promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados.
OS MEDALHISTAS
Nível 3
Medalha de Prata - Anna Sophia Ferreira Rodrigues
Medalha de Bronze - Júlia Lourenço
Nível 4
Medalha de Prata - Lucas Gabriel de Carvalho Oliveira
Medalha de Bronze - Kamilla Vitória Menezes Dalmônica
SAIBA MAIS
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Paulista (Unip), Visiona e da Avibras.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824