Educação 08/08/2023 12:00
Estudantes dos Colégios Ulbra voltam de intercâmbio cultural
Vivência proporcionou aos jovens conexões com diferentes nacionalidades
Conhecer novas culturas. Aprimorar o listening e speaking. As aulas de inglês na EC English School e a hospedagem na residência estudantil da University of East London (UEL). Novas amizades para a vida. Uma experiência internacional muito além do turismo. Esses são alguns entre tantos benefícios apontados pelos estudantes da Rede de Escolas da Ulbra que fizeram intercâmbio cultural em Londres de 22 de julho a 4 de agosto de 2023. Os jovens, de 13 a 17 anos, retornaram ao Brasil no último sábado.
Além do aperfeiçoamento da língua, a vivência internacional proporcionou aos jovens a oportunidade de estabelecer conexões significativas com estudantes de diferentes nacionalidades. Essas interações transculturais contribuem para uma visão mais aberta e tolerante do mundo, ao mesmo tempo que incentivam a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. O compartilhamento de perspectivas diversas auxilia na construção de uma consciência global, valorizando a diversidade e promovendo uma mentalidade mais inclusiva.
Descobertas culturais
O intercâmbio estudantil para Londres representa uma oportunidade única para os jovens da rede de escolas. Além de aprofundarem seus conhecimentos da língua inglesa, eles embarcaram em uma jornada de descobertas culturais, conexões internacionais, crescimento pessoal e desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século XXI. Os estudantes retornaram ao Brasil com um olhar renovado sobre o mundo e uma bagagem de aprendizados que os acompanharão ao longo de suas vidas.
A organizadora da viagem foi a Experimento Intercâmbio Cultural, única agência brasileira a fazer parte do seleto grupo STM Super Star Hall of Fame, eleita cinco vezes a Melhor Agência de Intercâmbio da América Latina. "O que eu mais gostei de aprender em Londres foram os diferentes tipos de sotaques no inglês. Isto me facilitou muito em algo que eu ainda não dominava, que é o listening", conta entusiasmado Anébes Lima, do Colégio Martinho Lutero, da cidade de Guaíba (RS).
Valor ao currículo
O curso focou em situações reais do dia a dia. Os jovens também desenvolveram habilidades como flexibilidade, colaboração, orientação para servir, comunicação eficaz, capacidade de liderança, empatia, inteligência emocional, entre outros benefícios, enfatiza a gerente de Políticas Pedagógicas da Educação Básica e Técnica da Rede de Escolas da Ulbra, Núrfis dos Santos Vargas. Tudo isso, acrescenta a gerente, agrega valor ao currículo.
"Este intercâmbio aprimorou meu listening e meu speaking. Muito por causa das aulas e também pelas conversas que eu tive com os moradores de Londres durante os vários passeios. Eu aprendi muito sobre a cultura britânica e tudo o que está em volta disso", afirma Osvaldo Bello, do Colégio São João, de Canoas (RS). "Eu adorei o intercâmbio. Nós tivemos oportunidade de conhecer novas pessoas e culturas de todos os lugares do mundo. Muita diversidade. Também a cultura local de Londres", diz Bianca Araújo, do Colégio Cristo Salvador, de Santarém, Pará.
Visão de mundo
Conforme Izabelli Moraes, do Martinho Lutero, a oportunidade foi além de melhorar o seu inglês. "Também vivi a experiência de conhecer outras culturas, não só a de Londres, como de vários outros países. Fiz muitas amizades com pessoas de lugares diferentes". E acrescenta: "Minha visão de mundo aumentou muito com isso''. Já Victor Verruck Ebeling, do Colégio São João, conclui: "Conheci muita gente, fiz amizades e aprimorei meu inglês. Deu tudo certo. Aprovei bastante o intercâmbio."
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824