Valorização da Vida
Setembro Amarelo é marcado por ações de Prevenção ao Suicídio
Noep e Pastoral Universitária organizaram atividades
O mês de setembro foi marcado por diversas ações de Prevenção ao Suicídio na Ulbra Santarém. Ao longo do mês, o Núcleo Orientação Educacional Pedagógico (Noep), em parceria com a Pastoral Universitária, organizou diversas atividades como parte da Campanha Nacional.
No dia 25, o capelão universitário, Juan Iurk Nogueira realizou um devocional no auditório central com estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. O objetivo foi sensibilizar o público sobre a temática de 'Valorização da Vida". Na ocasião, foram distribuídos livretos sobre cuidados com a saúde mental. O material também foi entregue para acadêmicos nas salas de aula. Na oportunidade, estudantes visitaram o espaço do Noep e da Pastoral. O local fica no piso térreo do prédio 11 da Ulbra Santarém. É uma sala acessível, um espaço reservado para acolher os discentes nos momentos difíceis com apoio psicológico e assistência estudantil.
"A Ulbra Santarém tem esse papel de acolhimento com aos alunos, com a comunidade em geral. Somos uma instituição que possui responsabilidade social com a valorização da vida. Temos esse compromisso com o bem-estar dos alunos, professores etc, pois entendemos a relevância que o ser humano tem para Deus e todos. É fundamental sensibilizar a todos sobre a identificação de sinais de alerta e a importância de buscar ajuda quando necessário", destacou o pastor Juan.
A programação encerrou na segunda-feira (30/09) com uma mensagem de reflexão e acolhimento, distribuição de livretos de prevenção ao suicídio e partilha de chocolates com professores e colaboradores. A Ulbra Santarém reforça que as ações de movimento pela vida da campanha Setembro Amarelo permanecem durante todo o ano.
Setembro Amarelo
É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada há quase dez anos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A iniciativa busca promover eventos que gerem diálogos sobre o suicídio e divulgar o tema, alertando a população sobre a importância de sua prevenção.
Voltar para mais notícias