PROJETO AQUARELA
Psicologia contabiliza diversas ações no Setembro Amarelo
Palestras e rodas de conversa marcaram o mês de prevenção ao suicídio
Ao longo do mês de setembro, o Curso de Psicologia da Ulbra São Jerônimo promoveu diversas ações em municípios da região Carbonífera, alusivas à campanha de prevenção ao suicídio, "Setembro Amarelo".
Acadêmicos do Serviço de Intervenção em Saúde Mental (Sisam) circularam por escolas e entidades promovendo palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais informativos para conscientização da importância da valorização da vida. A programação, pertencente ao Projeto Aquarela, também envolveu intervenção no Campus, com a distribuição de laços amarelos a estudantes e colaboradores.
Em São Jerônimo a participação ocorreu durante a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do Hospital Regional de São Jerônimo e no Instituto Estadual de Educação São Jerônimo.
Já em General Câmara, a intervenção foi realizada no CTG Sinuelo do Bom Sucesso, envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Vasconcellos Jardim.
A programação do Setembro Amarelo encerrou com a palestra "Valorização da Vida", em Butiá, para alunos do Ensino Médio e professores do Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon.
- A proposta de promoções de eventos que abram espaço para debates sobre saúde mental é também uma forma de a ULBRA São Jerônimo demonstrar sua preocupação com a qualidade de vida da comunidade acadêmica como um todo -- explica a coordenadora do curso de Psicologia, Marjane Bernardy Souza.
PROJETO AQUARELA
O projeto Aquarela é uma iniciativa do curso de Psicologia, que trabalha em cada mês, um problema de saúde pública, proporcionando ações junto à comunidade, com temáticas simbolizadas por uma cor específica.
A iniciativa tem como objetivo promover a articulação da educação e da saúde em benefício da promoção da qualidade de vida da população através de ações que contribuam na promoção da saúde coletiva e na prevenção a doenças.
Também incorpora objetivos acadêmicos de oportunizar aos discentes a inserção em vivências da prática da psicologia da saúde e comunitária e proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício científico.
Voltar para mais notícias