Canoas
Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo
Inclusão, compreensão e empatia foram assuntos abordados
A Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência, no campus Canoas, abriu nesta terça-feira (27/8) com uma palestra em formato de bate-papo sobre Autismo em Perspectiva. O evento no auditório do prédio 59 contou com cerca de 150 pessoas e abordou temas como inclusão, compreensão e empatia.
Entre as palestrantes, a neuropsicopedagoga Andréa da Silva Avanze, do CEIA (Centro de Capacitação de Educação Inclusiva e Acessibilidade) da Secretaria Municipal de Educação de Canoas; a psicóloga Lilian Aguiar Becker e a pedagoga Valquíria da Rosa de Almeida, ambas da Associação Pestalozzi; e a pedagoga Mara Lúcia Salazar Machado, da Ulbra. A discussão sobre o tema foi mediada pela psicóloga Luciana Sjlender, da Ulbra.
"A importância do evento foi a aproximação entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, que trabalham com crianças e adultos com autismo. Enfatizamos que hoje se fala em neurodiversidade e não o autismo sendo uma deficiência, Outro ponto qua falamos muito foi sobre o diagnóstico tardio", destacou a pedagoga Mara Lúcia.
O autismo é um conjunto de condições caracterizadas por alteração do comportamento social, da comunicação, da linguagem e por um repertório restrito de interesses e atividades. Existem aproximadamente 70 milhões de autistas no mundo e 2 milhões no Brasil (ONU).
Pesquisas feitas por órgãos competentes indicam que 1 em cada 36 crianças é autista, ou seja, de 1 a 2% da população está no espectro, com margem para ampliação. Há mais crianças autistas do que com câncer, diabetes, Aids/HIV, Síndrome de Down e paralisia conjuntamente.
Adão Paz Junior - Jornalista
Assessoria de Comunicação Social (ACS)
Ulbra Canoas
Voltar para mais notícias