Novembro Azul
Novembro Azul: Palestra destaca importância da Saúde do Homem
Encontro ocorreu nesta sexta-feira (24/11).
A Campanha mundial Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde do homem. Com o objetivo de sensibilizar esse público para a importância do tema, colaboradores administrativos e professores participaram de um encontro organizado pelo setor de Recursos Humanos (RH) da Ulbra Santarém nesta sexta-feira (24/11).
Na oportunidade, o Fisioterapeuta John Vale destacou sobre o preconceito a respeito do exame de rastreamento do câncer de próstata, incentivando o diagnóstico da doença no estágio inicial, período em que o tratamento é mais eficaz. "É fundamental esclarecer sobre essa temática e sensibilizar o público masculino da relevância do assunto. Precisamos quebrar o preconceito e reforçar que o exame do toque retal é importante para o diagnóstico do problema. Apresentei as faixas etárias que são mais acometidas pela doença, complicações, formas de detecção e tratamento e alertei para os riscos da não prevenção ou detecção precoce", explicou.
O encontro para conscientizar o homem sobre a importância quanto à prevenção, rastreio e a busca de tratamento encerrou com a entrega de lembranças e um lanche. A coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Ulbra Santarém, Raimunda Reis, reforçou que a instituição de ensino tem a responsabilidade social de chamar a atenção do público masculino para os cuidar da saúde. "É fundamental sensibilizar os homens ressaltando que cuidados básicos com a saúde podem salvar vidas. Enfatizamos com nossos colaboradores que é preciso quebrar o preconceito masculino de ir ao médico", enfatizou.
Novembro Azul
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de alertar sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas. A campanha alerta para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer que mais atinge homens, perdendo apenas para o câncer de pele.
Voltar para mais notícias