PROJETO AQUARELA
Janeiro Branco está entre ações do curso de Psicologia
Campanha de prevenção de doenças derivadas do estresse completa dez anos
Promover a conscientização e o cuidado com a saúde mental e emocional é o propósito da campanha Janeiro Branco, que completa 10 anos em 2024. A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado com o bem-estar psicológico a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Além disso, visa quebrar tabus e estimular a reflexão sobre a saúde mental, promovendo uma mudança cultural em relação ao tema.
No curso de Psicologia da Ulbra São Jerônimo, a campanha está inserida no Projeto Aquarela do Serviço de Intervenção em Saúde Mental (Sisam), que aborda em cada mês temas de saúde pública, com o envolvimento direto dos estudantes em intervenções promovidas na região Carbonífera.
Segundo o professor e psicólogo Thomás Nunes Ribeiro, supervisor acadêmico do Sisam, a Psicoeducação é uma técnica muito utilizada na Psicologia, tanto no contexto clínico quanto na prevenção e promoção da saúde, e a campanha Janeiro Branco auxilia neste debate.
--- O mês de janeiro foi escolhido por ser o período em que as pessoas estão mais propensas a fazer planos e estabelecer metas para o novo ano. Falar sobre saúde mental é de extrema importância e a Psicoeducação é um meio no qual educamos as pessoas sobre os mais variados assuntos. O objetivo é manter um diálogo com a população e a campanha Janeiro Branco auxilia nessa aproximação, contribuindo para que temas importantes como depressão, ansiedade, estresse e suicídio, sejam abordados de maneira com que todos compreendam -- salienta Ribeiro, que também atua como supervisor clínico da Clínica Escola da Ulbra São Jerônimo.
ENFRENTANDO O ESTIGMA
A importância da campanha ganha destaque à medida em que a saúde mental se torna uma preocupação global. Estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. A correria do dia a dia, a pressão social e as demandas profissionais contribuem para o aumento dos casos, tornando fundamental a conscientização e o incentivo à busca por ajuda qualificada.
Um dos principais objetivos do Janeiro Branco é combater o estigma em torno das questões de saúde mental. Promover a ideia de que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo é essencial para que as pessoas se sintam à vontade para buscar ajuda sem receios ou julgamentos.
--- Nos últimos anos a Psicologia vem ganhando espaço em diversos contextos, principalmente em escolas e grandes organizações. No período pós-pandemia de Covid-19, diversos professores relataram que seus alunos voltaram mais ansiosos, com problemas de habilidades sociais ou sem ânimo para atividades ao ar livre, optando pelo uso de eletrônicos, como celular e videogames. Nesse sentido, trabalhar temas de saúde mental desde cedo pode ser um fator importante para o futuro dessa geração -- conclui o professor.
JANEIRO BRANCO
Criado por diversos psicólogos em 2014, a campanha Janeiro Branco enfatiza a importância de contar com o suporte de profissionais qualificados, como psicólogos e psiquiatras, para lidar com questões emocionais mais complexas. Destaca-se a necessidade de desmistificar o processo terapêutico, encorajando as pessoas a buscarem ajuda profissional quando necessário. No entanto, somente em abril do ano passado, foi sancionada a Lei 14.556, que institui a Campanha Janeiro Branco de conscientização sobre a saúde mental.
--- Ao abrir espaço para o diálogo, a campanha contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e solidária, onde o cuidado com a mente seja valorizado tanto quanto o cuidado com o corpo. A esperança é que essa iniciativa continue crescendo, alcançando cada vez mais pessoas e impactando positivamente a forma como lidamos com a saúde mental em nossa sociedade -- finaliza o professor e psicólogo, Thomás Nunes Ribeiro.
PROJETO AQUARELA
Na Ulbra São Jerônimo, o curso de Psicologia presta serviço gratuito para toda comunidade da região Carbonífera durante os semestres letivos, onde é feita a intervenção de prevenção e promoção na saúde, além da integração com todas as instituições regionais no âmbito da saúde mental, através do Serviço de Intervenção em Saúde Mental (Sisam).
O projeto possui sala própria no campus e é desenvolvido dentro e fora da Universidade durante o período de aulas, envolvendo estágio de acadêmicos, sob a supervisão da coordenação do curso. Além disso, também promove o acolhimento aos profissionais da educação, tendo como objetivo prestar apoio emergencial através da escuta ativa, visando amenizar o sofrimento prestando suporte emocional, trabalhando em cada mês temas de saúde pública que são divulgados através do Projeto Aquarela. Entre as atuações estão as campanhas Janeiro Branco, Abril Verde, Maio Laranja, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.