Sajulbra na comunidade
Moradores da região do Eixo Forte recebem ação de orientação jurídica
Ação social foi realizada pelo Núcleo de Prática Jurídica da Ulbra
Os moradores da comunidade Fátima do Urucurituba, Pajuçara, região do Eixo Forte de Santarém receberam uma ação social com orientações jurídicas gratuitas. O serviço foi ofertado por estudantes do curso de Direito da Ulbra Santarém, orientados por professores. A atividade foi realizada na Escola Municipal Tiradentes da comunidade e fez parte da comemoração do aniversário da instituição de ensino.
Na ocasião, os acadêmicos esclareceram sobre Direitos das Crianças e dos Adolescentes, com ênfase na atuação das famílias e dos agentes públicos, além de prestar orientações jurídicas. Segundo a advogada Rosalice Câmara, professora de Direito, a iniciativa reforçou o objetivo do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Sajulbra), uma iniciativa do Núcleo de Prática Jurídica da Ulbra.
"Esses estudantes são do Sajulbra, que tem esse objetivo de oferecer apoio jurídico gratuito à comunidade. Essa ação social beneficia a população e também os estudantes que participaram ministrando palestras, prestando atendimento jurídico colocando em prática a teoria de sala de aula. Dessa maneira, a Ulbra atinge dois objetivos primordiais de ter uma formação com propósito aliando teoria e prática e cumprindo com a sua função social, ou seja, de ir além dos seus muros até a comunidade e atender quem necessita", destacou.
A Professora da comunidade Fátima do Urucurituba, Crislene Rocha, explicou que a iniciativa é fundamental para os moradores. "Nossas famílias necessitam de conhecimento jurídico, dessa prestação de auxílio legal, pois a comunidade é carente. Os pais dos estudantes receberam esclarecimentos sobre seus direitos, conheceram mais sobre o Estatuto das Crianças e Adolescentes para cuidar e orientar os filhos, além de receberem orientação jurídica gratuita. Foi realmente um projeto muito importante para a comunidade", enfatizou.
O acadêmico de Direito, Jackson Barbosa, relatou que a experiência de prestar serviço para a população é gratificante. "É recompensador ajudar pessoas que não têm condições de custear um advogado. Ajudamos famílias a lutarem pelos seus direitos uma vez que foram violados . É fundamental vivenciar o Direito na prática, o atendimento do advogado, o atendimento do defensor público. O Sajulbra é um espaço de grande aprendizado, que oferece uma ótima experiência!", ressaltou.
Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Sajulbra)
O Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Sajulbra) é uma iniciativa do Núcleo de Prática Jurídica da Ulbra. Por meio dele, os estudantes de Direito têm a oportunidade de unir a teoria da sala de aula com o tipo de prática exigida pelo mercado de trabalho. Dessa forma, no estágio supervisionado, os acadêmicos, ao mesmo tempo que exercitam o conhecimento jurídico, prestam auxílio legal à população carente, com supervisão e orientação de professores e funcionários da Instituição.
Dentre os serviços ofertados estão: orientações jurídicas, proposituras de ações principalmente dentro do direito de família, acordos extrajudiciais, acompanhamentos de audiências e de processos até o final.
Quem pode usufruir do serviço?
Portadores de necessidades especiais e pessoas carentes dos bairros localizados no entorno da Ulbra. Os atendimentos são feitos na área cível e ocorrem no período da manhã.
Mais informações:
Atendimento: Segunda, quarta e sábado: 8h às 12h
Localização: Prédio 2 da Ulbra Santarém (Avenida Moaçara, Santarém-PA)
E-mail: sajulbra.stm@ulbra.br Contato: (93) 99102-8302
Voltar para mais notícias