Protagonismo Estudantil
Startup Maker levou cultura da inovação para alunos de Triunfo
Projeto foi desenvolvido junto à Secretaria de Educação
O projeto Startup Maker realizou mais uma edição nesta quinta-feira (31/08), levando a cultura da inovação e da tecnologia aos alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental de Triunfo. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença de professores e alunos das escolas Farroupilha e Serafim Ávila.
Cerca de 60 estudantes e professores participaram ativamente durante manhã e tarde de workshops, dinâmicas em grupo e palestras. As atividades abordaram temas como empreendedorismo, tecnologia e inovação, utilizando as ideias dos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro ocorreu no Parque Camboatá.
Ao final do evento, com auxílio dos professores, os alunos desenvolveram seus projetos e apresentaram a ideia ou proposta de negócio para o grande grupo, o que oportunizou o aprimoramento de suas habilidades empreendedoras e criativas, incentivando seus protagonismos.
A edição contou com o apoio do capelão do Campus, Robson Kaufmann, e da auxiliar administrativa, Bárbara Marobin. Também contou coma presença do diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira, do prefeito de Triunfo, Murilo Machado, da secretária de Educação, Roselia Pereira Machado, e do secretário adjunto de Educação, Guildo Edílio Hoppe.
STARTUP MAKER
A iniciativa Startup Maker Ulbra São Jerônimo nasceu a partir do laboratório de ideias Ideia-Lab, que tem como eixos norteadores a inovação, desenvolvimento, empreendedorismo, inspiração e aprendizado. Tem como responsáveis o coordenador do curso de Sistemas de Informação, prof. Me. Fábio Giulian Marques, e o diretor da Ulbra São Jerônimo, prof. Dr. Rodrigo Baptista Moreira. Além destes, também fazem parte os coordenadores dos cursos de Administração e Engenharia de Produção, prof. Me. Álvaro Werlang e prof. Me. Cléber Fernando Homem, e o prof. Me. Marco Miller Trainini.
O projeto visa divulgar a cultura da inovação e fomentar ideias para possíveis soluções e desafios do mundo, de acordo com os 17 indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também tem como objetivo incentivar o protagonismo dos alunos, despertando suas criatividades através das dinâmicas propostas que envolvem ação e interação com os professores das escolas, mentores e organizadores, onde o aprendizado ocorre conforme o andamento das etapas.
As próximas edições estão marcadas para os dias 12, em Charqueadas, e 14, em Guaíba.
Voltar para mais notícias