Dia 9 de agosto, em Porto Alegre, dirigentes da Aelbra e da Ulbra compareceram ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) para uma visita de cortesia e realizar a entrega de convite para as comemorações dos 50 anos da Universidade Luterana do Brasil, que ocorrem no dia 16, no campus de Canoas. O presidente e o vice-presidente da Aelbra, Carlos Melke e Antonio Carlos Romanoski, e o reitor Thomas Heimann foram recebidos pelo presidente do TRT4, desembargador Francisco Rossal de Araújo.
O desembargador Rossal se disse honrado com o convite, mas que já havia se comprometido com agenda em Brasília. Comentou que terá prazer em comparecer à Ulbra participando de alguma atividade acadêmica. Acrescentou que foi docente na Ulbra nos anos 90, substituindo uma professora gestante, e acabou lecionando por mais dois anos.
Carlos Melke afirmou que a história da Ulbra emociona e que o acolhimento das autarquias do estado do Rio Grande do Sul em uma série de visitas recentes vem sendo surpreendente. "O gaúcho tem respeito e senso de responsabilidade pelas instituições de sua terra e somos gratos pela sensibilidade das autarquias na situação de recuperação da Universidade", enfatizou. Ainda comentou seu encanto pela educação e que deseja dar segmento à gestão séria e transparente da Ulbra, focada em sua missão de promover a aprendizagem de seus alunos, em especial nos cursos presenciais, e que será um prazer ter bons projetos com o TRT4.
Convidado especial da comitiva visitante, o juiz do Trabalho aposentado e consultor da Ulbra, Carlos Alberto Lontra, comentou sobre o carinho especial que tem pela Universidade e a forma como vem superando as dificuldades institucionais e se organizando para uma retomada no seu crescimento.
Rosa Maria Ignácio - RPMT 5785