No dia 10 de agosto, o presidente e o vice-presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Carlos Melke e Antonio Carlos Romanoski, e o reitor da Universidade, Thomas Heimann, visitaram o Comando-Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, sendo recebidos pelo comandante-geral, coronel QOEM Cláudio dos Santos Feoli, e o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel QOEM Rogério Stumpf Pereira Júnior.
O objetivo da cortesia da Mantenedora e da Universidade com o órgão público foi o convite para que os líderes militares participem das comemorações oficiais do aniversário de 50 anos da Ulbra, que ocorrem no dia 16 de agosto, no campus de Canoas.
Ao explanar sobre os diversos planos para o futuro da Rede Ulbra de Educação, Carlos Melke comentou que a Instituição tem condições de colaborar com as autarquias e a comunidade. Deixou a Universidade com as portas abertas para possíveis parcerias.
O coronel Feoli agradeceu o convite e destacou que a BM e a Ulbra já possuem parcerias há alguns anos, como no Curso de Soldados, concursos e formaturas realizados no campus de Canoas e na Operação Golfinho, em Torres. Afirmou que o comando também tem interesse em estabelecer parcerias, lembrando que os soldados deverão ter nível de ensino médio concluído ou o curso superior em Direito.
Dados históricos da Brigada Militar, rotinas, índices e programas de qualificação dos soldados também foram relatados pelos coronéis Feoli e Stumpf.
Rosa Maria Ignácio - RPMT 5785