A Universidade Luterana do Brasil promove, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Seminário Internacional Reforma, 500 Anos: Educação, Ciência e Cultura. O evento acadêmico reúne pesquisadores das mais diferentes áreas para analisar como um movimento inicialmente religioso e teológico, nascido no contexto universitário, impactou e transformou o mundo inteiro através da arte, cultura, educação, ciência, mas, principalmente, intensificou o processo de consciência individual e construção da assim chamada modernidade.
Serão conferências, mesas temáticas, comunicações orais e atividades culturais voltadas para o debate multi e interdisciplinar sobre o movimento que há meio milênio vem se constituindo em um dos pilares da civilização ocidental, influenciando-a de modo marcante até o presente.
O Seminário Internacional Reforma, 500 Anos: Educação, Ciência e Cultura integra as ações da Universidade Luterana do Brasil, realizadas pelo Comitê Ulbra 500 Anos da Reforma Luterana, constituído em 2015, visando à celebração do jubileu da Reforma.