6ª edição 18/06/2019 16:00
Confira a primeira noite de palestras do Fórum das Práticas Pedagógicas
Evento apresentará, ao todo, 30 projetos e se encerra nesta terça-feira
Criado com o objetivo de compartilhar boas experiências de ensino desenvolvidas por professores da Rede de Escolas, o Fórum das Práticas Pedagógicas Propositivas chegou à sua 6ª edição nesta segunda-feira, 17. Dividido em duas noites de apresentações, o auditório recebeu professores de escolas da Ulbra de todo o Rio Grande do Sul. Nessa primeira etapa, foram demonstradas as ações dedicadas às turmas da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Na segunda e última noite, os professores apresentarão seus trabalhos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Com projeto voltado à leitura e escrita dos alunos do 5º ano do colégio Ulbra São Pedro, de Cachoeira do Sul, a professora Aline Marques contou como é a rotina dos jovens que participam das atividades do Transformando Meu Mundo e o Seu Mundo Através da Leitura. "Eles visitam escolas de educação infantil e casas de repouso. Ou seja, eles saem dos muros da escola, levando leitura, música, escrevem poesias e compartilham com idosos e crianças", explicou. Em sua terceira participação no Fórum, ela fez questão de ressaltar a importância da troca de experiências entre a rede. "É o momento que nós temos para mostrar um pouco do nosso trabalho, como estamos motivando nossos alunos a aprender mais, além de poder compartilhar e aprender com outros colegas", elogiou.
O professor Maikel Nascimento, do colégio Ulbra São João, veio ao Fórum para apresentar o trabalho que desenvolve com turmas do 1º ano, por meio do projeto Consciência Fonológica, Sons e Letras, alfabetizando as crianças através de duas ferramentas: o alfabeto fônico e o "sussurrofone". Segundo o docente, o método "tornou a aprendizagem mais fácil, mais significativa e mais lúdica" para os alunos e, dessa forma, fez-se mais atrativa para os pequenos. "Nós, enquanto professores, precisamos identificar nas nossas turmas as zonas de interesses e dificuldades, para que, assim, possamos criar projetos direcionados a eles", frisou Maikel.
Escolas buscam oferecer algo a mais
Diretora da Rede de Escolas, a professora Núrfis Vargas deu ênfase ao trabalho desenvolvido nas unidades de ensino da Ulbra. Segundo ela, a ideia é trazer sempre mais aos alunos. "Não visamos só a uma prática em sala de aula, nós queremos oportunizar mais que o conteúdo programático", explicou. De acordo com Núrfis, "todas atividades propostas buscam despertar bons sentimentos, como empatia e carinho ao próximo".
Além disso, a diretora demonstrou grande preocupação na formação de jovens preparados para o século XXI, que cada vez mais impõe obstáculos empregatícios e desafios para empreender. "Se não houver essa evolução pedagógica, nós teremos jovens sem possibilidade de continuação social, então nós promovemos esse evento para trazer uma reflexão sobre a importância de ser professor e a sua responsabilidade na construção de uma sociedade melhor", concluiu.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS