Dia do professor
Fabiano Silveira: o professor que está sempre sorrindo
Docente foi um dos três homenageados em vídeo pelo 15 de outubro
O dia 15 de outubro é a data escolhida para que os aprendizes, e também os que jamais deixaram de ser, possam prestar seus agradecimentos. Em reconhecimento a todos os seus professores, a Ulbra preparou para esta terça-feira uma singela homenagem. O desafio foi lançado para um trio de acadêmicos, convidados a gravar um depoimento sobre os docentes que têm marcado sua vida na Universidade.
O cenário foi a Estação do Livro, no campus Canoas. A missão: reunir aluno e mestre no mesmo ambiente sem que um desconfiasse da presença do outro. Com a câmera ligada, o acadêmico gravava uma mensagem de agradecimento, enquanto, separado por um biombo, o docente ouvia o relato. O desfecho se deu num abraço apertado e num muito obrigada.
Assista o resultado clicando aqui e conheça um pouco sobre a trajetória dos três professores que foram surpreendidos: Fabiano Silveira, do curso de Letras - Inglês, Andréa Dulor Finkler, da Fonoaudiologia e Cristina Caberlon, da Fisioterapia.
Dos quadrinhos à sala de aula
Jovem e sonhador, o professor do curso de Letras, Fabiano Silveira, construiu desde cedo uma relação carinhosa com as histórias em quadrinhos. Assíduo no universo dos desenhos físicos e cinematográficos, a docência vagava como um pensamento longínquo e sem grandes perspectivas. O sonho mesmo era ingressar na academia de quadrinistas em New Jersey, Estados Unidos.
Como o desejo envolvia altos custos, Fabiano se viu em uma delicada decisão, apontada por seu pai, logo após a formatura do ensino médio. "Tu é filho único, muito novo ainda e eu não vou te mandar para uma aventura tão longe", recorda. Decidiu, então, iniciar um curso de Ciências da Computação, na Ulbra, para juntar o dinheiro necessário à realização de seu sonho.
Fluente em inglês desde a adolescência, encontrou nos bicos de tutor de línguas uma forma de complementar a renda e ter um momento de descontração em meio ao estudo. ''Com o tempo, eu já estava me tornando um professor de língua inglesa sem nem mesmo perceber'' conta. Os grupos de estudo iam crescendo, e quando percebeu a proporção que aquele passatempo tinha tomado, pensou: será que não está na hora de profissionalizar uma coisa que começou do nada?
E assim trilhou seu caminho, ingressando no curso de Língua Inglesa da Ulbra, o qual seguiu simultaneamente a Ciências da Computação. Os conteúdos tomavam forma e, sobrecarregado, decidiu dedicar-se apenas ao inglês. Dessa forma, concluiu sua graduação e logo ingressou no mestrado, também na Universidade, em Educação com ênfase nos estudos culturais. Com o investimento, foi convidado para lecionar no Instituto de Línguas da Ulbra e, em 2012, passou a ser membro integrante da grade acadêmica do curso de graduação em Língua Inglesa.
Proximidade com os alunos
''A minha aula é muito baseada nesse meu interior, descontraído e apaixonado pelo universo dos quadrinhos. Tento trazer os alunos para mais perto de mim, até porque acredito que isso me faz criar uma identificação com eles''. Com essa base, Fabiano instituiu suas aulas como um momento de, além do ensino, valorização da criação de vínculo com os estudantes.
O universo jovem, grande parte do público que frequenta hoje a Ulbra, necessita de estímulos que se conectem com a verdade do aluno, o que, segundo o docente, caracteriza-se pela busca da linguagem que possa motivar este público. E Fabiano comprovou isso na experiência.
''Quando eu tive um aluno que era mais fechado, bem pouco participativo, estimulei-o na apresentação de um trabalho sobre cultura pop. Esse aluno fez apresentações sensacionais para a turma, realmente deu uma grande aula sobre anime. Acredito que é assim que deve funcionar: proporcionar ao estudante momentos em que ele pode ser ele mesmo e falar sobre aquilo que ele gosta, trazendo esse universo jovem para dentro da comunidade acadêmica", ensina.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras