Prática acadêmica
Ulbra desenha parceria com a Penitenciária Estadual de Canoas
Ideia é firmar convênio para atuação dos alunos na Pecan
Uma parceria entre a Universidade Luterana do Brasil e a Penitenciária Estadual de Canoas deve permitir que acadêmicos de diversos cursos da Ulbra realizem estágio e projetos de extensão dentro da Pecan. A possibilidade começou a ser avaliada na tarde desta quarta-feira, 3, quando o diretor do campus, Leonardo Haerter dos Santos, recebeu o secretário da Administração Penitenciária do Estado, César Faccioli, o superintendente da Susepe, Mario Santa Maria Jr., e o Delegado da 1ª Região Penitenciária, Benhur Calderon.
De acordo com Santos, o interesse partiu da direção do estabelecimento prisional, que procurou o campus interessada em uma parceria com o curso de Agronomia para manutenção da horta da penitenciária. "Percebemos que existe potencial para firmarmos um convênio muito mas amplo, aproximando outros cursos e a nossa Pastoral", destacou. Para avaliar as possibilidades da parceria, ao fim do encontro, Santos, a coordenadora acadêmica, Lucimar Filot Brum, e o assessor administrativo do campus, Alexandre Berton, visitaram a Pecan. "A ideia é identificar possibilidades, porque temos todo interesse em buscar campo de estágio para os alunos", justificou Santos.
Alinhamento com o PDI
A proposta, conforme o diretor, está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Ulbra (PDI), que, desde 2017, aposta no processo de aprendizagem transformadora. Antes, a Universidade trabalhava com a aprendizagem automática, onde o conteúdo era apresentado pelo professor e reproduzido pelo aluno. "Agora, o que aprende na Universidade, o acadêmico aplica na sociedade para ajudar a transformar a realidade onde estiver inserido", completou Santos, indicando que a aproximação ainda prevê a oferta de descontos para os quase 5 mil servidores da Susepe buscarem qualificação na Ulbra.
Conforme o secretário César Faccioli, a parceria prestes a ser firmada pela Secretaria da Administração Penitenciária com a Ulbra na Pecan é inédita. "Queremos que seja um modelo a ser replicado. Um dos nossos projetos estratégicos é a aproximação com a academia. Entendemos que é uma ótima oportunidade para os estudantes aplicarem o seu conhecimento. Todos sairão ganhando", finalizou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes