Ibracon na Estrada Gaúcha 2019
Engenharia Civil realiza seminário sobre inovações para concreto
Parceria realizada com a Ibracon falou sobre aditivos autocicatrizantes
Nesta quarta-feira, 27, o curso de Engenharia Civil, em parceria com o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), realizou um dos seminários que compõem um circuito de eventos que a associação fará pelo Rio Grande do Sul até outubro deste ano. A iniciativa recebe o apoio de empresas que são referência em construções pelo país, como a Votorantim Cimentos.
Intitulado como Ibracon na Estrada Gaúcha, o evento deste ano passará ainda por Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Tramandaí, Bento Gonçalves, Santa Maria, Erechim e São Leopoldo. No seminário que ocorreu no campus da Ulbra Canoas, os participantes puderam assistir duas palestras sobre aditivos autocicatrizantes, que podem reduzir significativamente os danos e fissuras que costumam acometer as estruturas de concreto. Atualmente, quase metade dos gastos em obras são com manutenções e reparos.
O diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, foi uma das autoridades presentes no seminário. Ele, que possui mestrado em Engenharia, destacou o papel da Universidade em promover atualizações aos alunos. "A profissão exige que estejam em constante evolução de conhecimento, portanto se faz necessário que, mesmo após a formação, os profissionais continuem participando de eventos como este", afirmou.
A importância do tema abordado
Para tratar da avaliação comparativa de aditivos cristalizantes em concreto para laje de subpressão, o engenheiro Josué Arndt foi o palestrante convidado pela organização do evento. Segundo ele, "o concreto, naturalmente, se fissura, mas na água isso não pode ocorrer, por isso é necessário que haja a autocicatrização para evitar a passagem". Arndt destacou que o papel da engenharia é encontrar soluções, de maneira prática, e que se estabelece um projeto multidisciplinar nos ensaios dessas soluções, para verificar sua eficácia. "É preciso fazer um estudo do concreto, juntamente com o projeto estrutural, pois não se pode exigir do material mais do que ele pode oferecer", completou o profissional.
Sucedendo o engenheiro, a professora Denise Dal Molin falou sobre os avanços na pesquisa de métodos de ensaio de autocicatrização de concreto. A docente iniciou sua fala explicando a importância dos estudos na área. "O concreto está presente em quase tudo, é o segundo material mais utilizado no mundo, atrás somente da água", ressaltou. O discurso somou-se ao que frisava Arndt, que fez pesquisas fora do país e constatou que os aditivos e demais soluções são utilizados há muitos anos no mercado internacional, contrastando com o início ainda tímido no Brasil.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras