#euvounaExpoulbra
Universidade realiza abertura da Expoulbra 2018
Programação da mostra segue até esta sexta-feira, 5, no campus Canoas
Na noite desta terça-feira, 2, a Ulbra realizou o evento de abertura da sua mostra anual de ensino, pesquisa e extensão, a Expoulbra. Composta por seis eventos, a Expoulbra, que está em sua 10ª edição, contabiliza quase 600 trabalhos entre Salão de Extensão e demais eventos de pesquisa, com a participação de mais de 2 mil pessoas.
Desde 2009, a Expoulbra já reuniu cerca de 40 mil visitantes, segundo dados da coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários. O objetivo principal, segundo a coordenadora Dalva Santana, é "aproximar por meio da inovação, conectando a comunidade acadêmica e a sociedade, gerando um relacionamento com o mercado, transformando e trazendo protagonismo social e regional".
Diversas autoridades políticas e institucionais estiveram presentes no ato. O reitor Ricardo Willy Rieth explicou a importância de realizar o evento. Segundo ele, é fundamental que a Universidade proporcione esse momento aos acadêmicos e à comunidade. "É preciso que as pessoas conheçam a estrutura, tirem dúvidas, entendam o funcionamento e quais as nossas propostas curriculares, não se atendo somente ao que acontece na sala de aula."
Principais atrações da noite
Apesar de ser uma cerimônia dedicada à abertura do evento, o espaço destinado aos estandes já contou com algumas atrações. O projeto de extensão Nordics, que desenvolve robôs de competição, foi um dos que mais se destacaram. É a 2ª participação dos alunos de Engenharia, Computação e Design na Expoulbra.
Jackson Galho, que compõe o grupo e foi um dos criadores, elogiou a recepção do público e a visibilidade que ganharam após a primeira participação na mostra. "O público e os professores incentivaram e nós amadurecemos a ideia após a primeira participação, então oficializamos o projeto de extensão e começamos a dar cursos na rede pública de escolas, introduzindo os jovens à robótica. A partir daí, o nosso escopo aumentou e estamos montando diversos robôs, desde educacionais à robôs de combate. Também estamos iniciando uma linha voltada ao ramo industrial", comemorou ele.
Para o final do evento, realizado no prédio 16, ficou a apresentação musical da venezuelana Dulce Martinez, que emocionou e contagiou a todos os presentes. Ela é uma das 201 pessoas acolhidas pelo município de Canoas em parceria com o Governo Federal. A Ulbra participa do projeto e desenvolve projetos para os imigrantes.
Semana cheia de atividades
A Expoulbra segue com a sua programação até a sexta-feira, 5 de outubro, contando com seis eventos: V Mostra das Ciências e Inovação, XVIII Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, VI Salão de Iniciação Científica Júnior, XXIIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, X Salão de Extensão e a X Feira das Profissões.
Para mais informações, acesse o site oficial e confira a programação clicando aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras